O Universo Cinematográfico da Marvel teve um impacto bem grande na cultura pop e na maneira como os super-heróis são consumidos por um público cada vez maior, afetando até outras franquias. Entretanto, a inspiração para pelo menos um aspecto desse universo tem uma inspiração: Harry Potter.
Em sessão de perguntas e respostas na New York Film Academy (via Comic Book), Kevin Feige, o presidente da Marvel Studios, comentou como ele encara as exibições testes dos filmes e citou os longas do bruxinho como inspiração para simplificar algumas coisas para o público:
“Eu sempre comparo com a minha experiência assistindo aos filmes de Harry Potter. Eu nunca li os livros, meus filhos não são velhos o suficientes e não se interessaram ainda, e eu não li quando eles foram lançados, mas eu fui assistir a cada filme de Harry Potter na semana de lançamento. Eu assisti, gostei e esqueci tudo sobre eles e não pensei nisso novamente até que o próximo filme fosse lançado. E esses longas fora muito bem feitos pois eu conseguia acompanhar tudo. Eu conseguia conseguia acompanhar, ocasionalmente ficava “Quem era esse?” mas, na maior parte, conseguia acompanhar.Agora, se eu tivesse assistido a cada filme dez vezes, se tivesse lido cada livro, eu aposto que teria muitas outras coisas ali que iria ver e apreciar, mas isso nunca impediu que eu simplesmente experimentasse puramente como história. Então esse é o tipo de coisa que nós tentamos equilibrar, se um easter egg ou referência é tão prevalente que fica no caminho da história que você está contando e faz as pessoas que não conhecem ficarem “O que é isso? O que está acontecendo?” Normalmente nós eliminamos.”