Como Dolores Umbridge fez nossa pele arrepiar

0 Comments
Por que nós amamos odiar a Professora Umbridge


Ela é má, sarcástica, condescendente e cruel. Stephen King uma vez a descreveu como ‘a maior vilã de faz-de-conta desde Hannibal Lecter’, e que aquele homem sabe uma coisa ou duas sobre personagens horripilantes.

Dolores Jane Umbridge é uma bruxa que todos nós amamos odiar, ou talvez só odiar. Aqui está como essa professora fez nossa pele arrepiar...

Interrompendo Dumbledore

Lá estávamos nós, com o resto do Salão Principal em Harry Potter e a Ordem da Fênix, desfrutando dos avisos de boas vindas do professor Dumbledore, quando de repente... ‘Hem, hem’. O que é isso? Quem é que ousa interromper o diretor? Isso fez a boca da professora McGonagall ficar tão fina como Harry nunca tinha visto e nós sabíamos que então, essa mulher seria um problema.

Nenhuma magia permitida

No começo da primeira aula de Defesa Contra as Artes das Trevas com Umbridge, ninguém sabia o que esperar. No final, nós temos uma clara ideia. Do seu primeiro auxílio ‘Eu gostaria que vocês, por favor, respondessem “Boa tarde, professora Umbridge”. Mais uma vez, por favor. Boa tarde, turma!’ à ‘Sua mão não está levantada, senhorita Granger!’ esta aula não era nada mais do que incômoda. E o início de mais coisas ruins para vir para Harry.


Insultando Centauros

Como J. K. Rowling admite ‘Dolores tem o que equivale a uma fobia de seres que não são completamente, ou totalmente, humanos. Quando os centauros desafiam seu controle, seu grito de ‘Mestiços Imundos’ e ‘Feras! Animais descontrolados’ é ofensivo ao extremo. A reação deles é nada menos do que ela merece.

Humilhando professora Trelawney

A chegada de Umbridge na sombria sala de Adivinhação interrompe a professora Trelawney no meio de uma flutuação, e nos coloca na nova posição de estar ao lado de Trelawney enquanto Umbridge rudemente a questiona. Não contente em fazer a vida dos alunos em uma miséria, Umbridge tem o prazer insensível em intimidar a professora porque é um alvo fácil.

‘O sorriso de sapo da professora Umbridge se alargou. ‘É claro,’ disse ela docemente, fazendo ainda uma outra anotação. ‘Bem, se pudesse prever alguma coisa para mim, então?’ A degradação da professora Trelawney continua até que ela seja reduzida a uma confusão agarrada a uma garrafa de xerez no Hall de Entrada, que é quando...


A Alta Inquisidora tenta deixar Trelawney desabrigada

Isso é muito triste de se ler, quando Trelawney faz o apelo: ‘Eu est - Eu estou aqui há dezesseis anos!’ H – Hogwarts é m - meu l – lar! E Umbridge tem um prazer sombrio em seu desespero. Bem, na verdade, Dolores, não é o seu castelo e você não tem autoridade de expulsar os professores – o que Dumbledore explica a ela bastante magnificamente, e nós socamos o ar de alegria.

Tentando enfrentar Professora McGonagall

Não desafie a McGonagall. Nunca desafie a professora McGonagall. Especialmente quando você tem um sorriso afetado, é covarde, louca desagradável e ela é, bem, Minerva McGonagall. Rony configura este confronto maravilhosamente, quando ele exclama ‘Oh, eu não posso esperar para ver a McGonagall ser inspecionada,’... Umbridge não vai saber com o que ataca-la.

Naturalmente, McGonagall não nos decepcionou, cortando Dolores com rapidez e levando em consideração absolutamente nada de sua tolice. ‘Eu me pergunto’, disse a professora McGonagall em sua fúria impassível, se dirigindo à professora Umbridge, ‘como você espera ter uma ideia dos meus métodos de ensino usuais se você continua a me interromper? Veja, eu geralmente não permito que as pessoas falem enquanto eu estou falando.’

Professora McGonagall em fúria impassível? Engula. Segura essa Dolores, você foi detida.

‘Hem, hem...’

Aquele pequeno pigarro; pela primeira vez é curioso, na segunda é uma irritação, e todas as outras vezes é um incômodo e sugere que mais loucura de Dolores está chegando. ‘Professora Umbridge dá sua tosse mais pronunciada ainda.’

‘Posso lhe oferecer uma pastilha de tosse, Dolores?’ professora McGonagall perguntou bruscamente, sem olhar para professora Umbridge. Essa excelente resposta da professora McGonagall é o que todo mundo está pensando, ou seja, pare com esse barulho, é irritante.

Deixando uma cicatriz em Harry para a vida toda

‘Oh, você não vai precisar de tinta,’ disse a professora Umbridge, com a mera sugestão de um riso em sua voz.’

Os pais de Harry Potter foram mortos, sua única família o manteve em um armário sob as escadas, ele é perseguido por um vilão tão mal que a comunidade bruxa não suporta pronunciar seu nome, e agora ele está sendo forçado a inscrever uma frase na sua carne com uma pena?

Esta é a professora Umbridge em seu lado mais escuro; infligir dor física lancinante em seu aluno, alguém que deveria estar sob seus cuidados, mas em vez disso ela o tortura com um sorriso esticado em seu rosto. É perturbador ler e positivamente insuportável assistir.

No filme A Ordem da Fênix, a atriz Imelda Staunton é implacável nesta cena; aqueles olhos e aquela expressão de uma absoluta mania esquisita irá permanecer conosco para sempre. Stephen King estava certo. Dolores Umbridge é realmente um monstro.


(Texto traduzido por: Isabela Lopes)