Por trás dos bastidores de Animais Fantásticos: a varinha de Newt

0 Comments
Nós podemos aprender muito sobre um bruxo ou uma bruxa a partir de sua varinha. Em Animais Fantásticos e onde habitam, o modelador-chefe de objetos de cena Pierre Bohanna explica como o design da varinha de Newt Scamander foi feita.

Texto: Pottermore (texto original) | Tradução: Clara Monnerat

"Varinhas são esquisitas-declara o modelador-chefe de objetos de cena, Pierre Bohanna - porque podem ser tão simples, literalmente um graveto. Há tantas opiniões que tem ser ouvidas sobre a aparência deles porque são feitos sob medida para cada personagem. "

Layouts © HarperCollins Publishers/© WBEI. (s18)Inside the Magic

O processo de elaboração do design das varinhas principais- aquelas pertencentes á Newt, Tina, Queenie e Graves-começando com a artista conceitual Molly Sole, que trabalhou no Departamento de Artes de Stuart Craig. Além de levar em consideração o senso de moda geral da época e do cenário americano (varinhas de novas-iorquinos são mais Arte Décor do que Gótico) o design individual de cada varinha se limitava ao que refletia melhor a personalidade do personagem em questão. Na tradição de Harry Potter,  uma varinha semi-senciente combina com o caráter de seu dono. Como é a aparência deles revela bastante sobre a pessoa que está lançando o feitiço.

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.

Depois do design ter sido estabelecido, uma varinha-protótipo é entalhada na madeira e, se possível, ornada com materiais variados. Isso é utilizado para fazer um molde, do qual várias réplicas podem ser feitas. Haviam alguns modelos feitos para os atores poderem levar para casa e praticarem, pegarem o jeito de lançar cada feitiço, além de modelos emborrachados que eram de segurança. 

"Uma haste de 35 a 40 cm feita de madeira pode ser bem perigosa" diz Bohanna. – "Se se partir e se quebrar, vai ficar bem pontiaguda então é apenas para trabalhos de close-up work (cenas filmadas bem de perto) que você usará a varinha original."

Newt examines a silver egg, as Jacob looks on
                
"Quando se tratou da varinha de Newt´, diz Bohanna, eles queriam algo que remetesse à algum componente animal." Entretanto, Eddie Redmayne,  que fez algumas aulas especiais de confecção de varinhas e como todos os membros do elenco cujos personagens tinham varinhas, ficou ansioso para opinar sobre a aparência da sua e insistiu que não podia ter couro ou chifre na composição. Newt não apoiaria isso. O que definitivamente eliminaria algo macabro como osso. 

Mais prática do que atraente, o cabo foi concebido para ser feito de um pedaço de concha mas no formato tubular da concha de um tatuí. Na realidade, o departamento de objetos a fizeram a partir de um pedaço de freixo, que tinha sido dado um efeito perolado para a textura desejada e finalmente desgastada para aparentar anos de uso.

"Tinha bastante caráter", diz um Bohanna satisfeito: lascas, batidas e pancadas para mostrar uma vida de serviço. 

Leia mais fatos por trás dos bastidores em Dentro da Magia: 'O Making Of de Animais Fantásticos e onde habitam', da Harper Collins.