Dobby, o elfo livre!

3 Comments

Dobby tem sua primeira aparição na série Harry Potter em "Câmara Secreta", onde tenta impedir Harry de voltar à Hogwarts após descobrir que seu senhor (Lucio Malfoy) pretende reabrir a Câmara Secreta através do Diário de Tom Riddle. Na tentativa de desencorajar Harry Potter a retornar para Hogwarts, Dobby intercepta as cartas que Rony e Hermione enviam ao amigo. Durante uma visita a Potter na casa dos Dursley para contar o perigo que o aguardava na escola, Dobby acidentalmente deixa escapar alguns detalhes e puni-se o tempo todo.

Em 1º de setembro, (volta às aulas em Hogwarts) o Elfo mais uma vez, na tentativa de manter Harry longe de Hogwarts fecha o portal da plataforma 9 3/4. Assim Harry e Rony são obrigados a ir para a escola no carro voador do Sr. Weasley. Ao decorrer do livro, Dobby enfeitiça um balaço para que a bola persiga Harry durante um jogo de quadribol. Quando harry descobre quem é o senhor de Dobby, enfurecido, engana Lucio Malfoy fazendo com que o mesmo liberte o Elfo dando-lhe uma meia de presente.

Depois de livre, Dobby vai trabalhar em Hogwarts tornando-se o único Elfo a receber salário. Desde que começou a trabalhar no castelo, Dobby ajudou Harry várias vezes. No quarto ano, durante o Torneio Tribruxo ele contou a Harry sobre o guelricho, que o permitia realizar a segunda tarefa. No quinto ano, Dobby mostrou a Sala Precisa, a qual foi usada para os encontros da Armada de Dumbledore.

Mais é em Harry Potter e as Reliquias da Morte que Dobby demonstra a sua coragem e lealdade. Após o trio ser capturado e levado para a Mansão Malfoy, e feitos de refens junto com Luna Lovegood, Olivaras, Dino Tomas e o duende grampo. Dobby aparece e aparata com todos para o Chalé das Conchas antes que Voldemort chegue à Mansão.

Antes da aparatação hà um breve duelo entre os presentes na Mansão. Ao chegarem aos arredores do Chalé das Conchas Harry percebe que Dobby está ferido, e uma mancha de sangue se espalha em sua roupa, e então, percebe que o pequeno Elfo fora atingido pela faca atirada por Bellatriz Lastrenge. Atordoado e chocado com o acontecimento, Harry num ato de carinho e afeto pelo Elfo decide cavar uma cepultura sem o auxílio de qualquer tipo de magia. Era a coisa mais certa e humilde a se fazer. Depois de ter enterrado Dobby, Harry escreve a seguinte frase numa rocha "AQUI JAZ DOBBY, UM ELFO LIVRE" e a coloca sobre a cepultura de Dobby.

E assim se encerra a jornada de um dos personagens mais brilhantes da série Harry Potter. Com certeza fará muitos chorarem com sua morte em "Harry Potter e as Reliquias da Morte - parte 1".

CURIOSIDADES SOBRE O PERSONAGEM:
- J. K. Rowling comentou que o personagem mais estressante de escrever é Dobby, porque ele fala "Senhor, senhor..." várias vezes.
- Dobby constantemente se refere a ele mesmo em terceira pessoa, como em: "Dobby está com elas aqui, meu senhor".
- Dobby só aparece no segundo e futuramente, aparecerá no sétimo e oitavo filme. David Hayman disse que como Dobby não apareceu em grande parte da série em filme, aparecerá mais nas telas do oitavo filme.
- Em Harry Potter e a Câmara Secreta (filme), a voz de Dobby é a voz do ator Toby Jones.