4 tecnologias do mundo real inspiradas em Harry Potter!

0 Comments
 O filme Harry Potter tem servido de inspiração para o campo da ciência. De varinhas mágicas a capa da invisibilidade, os dispositivos desse mundo fantástico estão lentamente se transformando em tecnologias da vida real. Agora, outra invenção desse universo mágico está mais próxima da realidade.

 Quando os fãs da série se sentarem para assistir “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1″ nos cinemas de todo o país, terão que recordar o que aconteceu nos filmes anteriores, em ordem de seguir a história entendendo tudo o que se passa. A tarefa, sem dúvida, seria mais fácil se eles pudessem simplesmente abrir uma garrafa de lembranças ou olhar em uma “penseira”, a bacia de pedra mágica que dá acesso às memórias.

Confira quatro tecnologias que existem tanto no mundo real quanto no mundo de Harry Potter e prepare-se para o “início do fim” da série.

1. Penseira                                                                    

Para surpresa geral, uma tecnologia semelhante não está muito longe de existir: é o “assistente pessoal para memória”. Pesquisadores da IBM estão trabalhando em um software que utiliza imagens, sons e textos gravados em dispositivos móveis diários para ajudar as pessoas a lembrar nomes, rostos, conversas e outras informações importantes.

Por exemplo, digamos que você conheça alguém em uma conferência e tire uma foto com ela em seu telefone celular equipado com GPS. Então, você tira outra foto do cartão de visita da pessoa. O assistente de memória associaria facilmente os dois pedaços de dados, porque foram obtidos no mesmo local e hora. Essas imagens podem então ser armazenadas para uma fácil recordação, antes de uma reunião futura com o contato.

Confira, os outros 3 itens clicando aqui.