Retrospectiva: Semana Pedra Filosofal

0 Comments
O especial Harry Potter da página do Accio News já começou! Como anunciado, cada semana iriamos abordar um livro/filme da saga, trazendo ao decorrer dos dias curiosidades e informações sobre a obra em questão. 


Dia 10 de Abril demos início a semana de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", e você pode conferir aqui o resumo das postagens.



Pedra Filosofal x Pedra do Feiticeiro 

Dando início a semana de A Pedra Filosofal, trouxemos a questão do título do primeiro livro da saga nos EUA. O editores optaram por alterar "Philosopher" (Filosofal) por "Sorcerer's" (Feiticeiro), por acreditarem que a palavra "Filosofal" é uma palavra incomum e de difícil compreensão para crianças. Devido a isso, existem duas versões do filme: a versão inglesa, onde usam o termo Philosopher, e a versão americana, onde os atores usam o termo "Sorcerer's". Você pode conferir as cenas em sequência aqui.

E se o Chapéu Seletor não existisse?


Nos primeiros rascunhos de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" o famoso Chapéu Seletor não existia. J.K Rowling, ao nos contar mais sobre este artefato mágico e pensante no Pottermore, nos revelou que inicialmente havia pensado em outros métodos para selecionar os alunos de Hogwarts para suas respectivas casas.

Confira o relato de J.K Rowling sobre os seus planos originais para a seleção de casas aqui.


J.K Rowling nos filmes de Harry Potter?

Em 1999, quando se estava escalando o elenco do filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal", alguém bastante especial foi cogitado para interpretar Lilian Potter nas telas: a própria J.K Rowling.

Os produtores queriam que a autora do livro aparecesse nos filmes como a mãe de Harry Potter, afinal, a mesma de fato deu vida e ele, e existem semelhanças físicas entre a personagem e a autora. Infelizmente, J.K Rowling não aceitou o convite, e então Geraldine Somerville foi escalada para interpretar aquela cujo os olhos Harry herdou.

A Morte dos Potters em Pedra Filosofal

Nos primeiros rascunhos de Harry Potter e a Pedra Filosofal, J.K Rowling revela que as coisas eram um pouco diferente. A morte dos Potters apareceria no primeiro capítulo, havia um personagem que foi deixado de lado e até mesmo o envolvimento do pai de Hermione Granger no episódio. 

Confira a entrevista completa aqui.

A Primeira Cena de Harry Potter

A primeira cena de Harry Potter e a Pedra Filosofal a ser gravada foi a última, onde Harry se despede de Hagrid antes de entrar no Expresso de Hogwarts de volta para casa.

No primeiro dia de filmagens, a produção optou por colocar lentes de contato verdes em Daniel Radcliffe e dentes falsos em Emma Watson, para os atores se parecerem mais com o jeito que seus personagens eram descrito nos livros, mas isso acabou não dando muito certo. 

Confira aqui um making of sobre esta cena. 

O Pirraça que nunca conhecemos

Muita gente não sabe, mas o comediante Rik Mayall foi escalado para o papel de Pirraça em "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Em entrevista com Chris Rankin, ator que interpretou Percy Weasley, ele revelou que a maior cena dele no primeiro filme era uma em que Percy dialogava com Pirraça.

Confira a postagem na íntegra aqui.

As Matérias de Hogwarts

Outra coisa que passou por alterações antes da edição final de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" ser lançado em 1997 foram as matérias ensinadas em Hogwarts.

Confira abaixo uma declaração de J.K Rowling sobre como as matérias da escola apareciam em suas primeiras anotações:

"Uma lista ligeiramente diferente de matérias aparece nas minhas primeiras anotações. Herbologia se chamava Herbalismo. Adivinhação era obrigatória desde o primeiro ano, assim como Alquimia e uma matéria que simplesmente chamei de Feras, enquanto Transfiguração era chamada de Metamorfose."

A Verdadeira Plataforma 9 ¾

Você sabia que as verdadeiras plataformas 9 e 10 em Kings Cross não tem semelhança alguma com a forma que é descrita nos livros de Harry Potter?

Quando J.K Rowling escreveu o capítulo da Plataforma 9 3/4 em Harry Potter e a Pedra Filosofal, ela estava morando em Manchester, e visualizou as plataformas de forma errada. Ela estava na verdade pensando nas plataformas da estação em Euston, porém pensou que se tratava de Kings Cross. Como ela estava distante de Londres, onde se encontra a estação de Kings Cross, ela não pode checar, então a descrição do livro acabou permanecendo.

O carrinho de Harry atravessando a parede que está atualmente na estação de Kings Cross não se encontra em nenhuma plataforma, mas sim no hall de entrada da estação.

MAKING OF
Confira Daniel, Emma e Rupert gravando uma cena de "Pedra Filosofal" aqui.

Harry Potter em desenho?

Steven Spielberg foi um dos possíveis diretores para Harry Potter e a Pedra Filosofal, mas abandonou o projeto por não se sentir seguro em fazer um filme completamente infantil.

Na verdade, a ideia dele era fazer algo bem diferente do que temos hoje: ele queria que Harry Potter fosse uma série animada, contando a voz do ator Haley Joel Osment, com quem ele havia trabalhado em A.I. - Inteligência Artificial.

O primeiro membro do Elenco

Sabe quem foi o primeiro membro confirmado no elenco de Harry Potter e a Pedra Filosofal?

Foi a coruja Ook, que interpreta Edwiges nos filmes. Posteriormente foram usadas outras corujas da mesma raça, mas Ook foi a primeira a aparecer nas telinhas como Edwiges.

E este foi o conteúdo que reunimos sobre "Harry Potter e a Pedra Filosofal". A partir de amanhã, dia 17 de Abril, daremos início a semana de A Câmara Secreta, trazendo informações e curiosidades sobre o segundo livro e filme da saga. Lembrando que todas as postagens do especial irão com a tag #EspecialCâmaraSecreta.

Fiquem ligados na Accio News!