Heróis não-creditados: Aberforth Dumbledore

0 Comments
O dono do Cabeça de Javali já atrai uma quantidade considerável de insinuações.Mas ele também merece bastante crédito por sempre dar um jeito nas situações das maneiras mais improváveis.

Texto: Pottermore: Tradução: Clara Monnerat
E daí que Aberforth gosta de cabras? O Patrono dele é uma cabra. Ele as cria, cuida delas, lê ficção caprina. Mas não precisamos nos estender no assunto.

A questão é que ele é um herói que não recebe o devido crédito nos livros de Harry Potter. Afinal, ele ajuda Harry em um ponto crucial da história e não tem medo de discutir com outros.

Então Aberforth não é uma pessoa sociável. Ele orgulhosamente proíbe a entrada e mantém um longo desentendimento com o trapaceiro Mundungo Fletcher, por exemplo. Ele já foi acusado de jogar excremento- de cabra, obviamente- em pessoas que discutem com ele. Frequentemente é propenso a chamar seus amigos de tolos ou idiotas.

Mas sua rabugice é compreensível quando você conhece sua história.


Quando criança. Aberforth viu sua jovem e inocente irmã ser atacada por Trouxas apenas por ser diferente. Sua irmã-Ariana- tentava se afastar das pessoas, diferentemente dele. Lutando para controlar suas habilidades mágicas, Ariana acabou matando sua mãe acidentalmente durante um ataque violento.  Durante esse tempo, seu irmão mais velho, Alvo Dumbledore foi capaz de se concentrar em seu trabalho,  continuar e se tornar Diretor de Hogwarts e entrar para a História como um dos grandes.

Aberforth certamente é destinado a ser resmungão, é uma coisa que ele definitivamente é.Sua instabilidade emocional significa que Aberforth é habilidoso em um duelo e prefere duelar a discutir. Ele certamente não é perfeito mas mesmo assim é quase analfabeto- de acordo com seu próprio irmão.

Mas o papel crucial de Aberforth em lutar contras as forças das trevas não pode ser subestimado.

Ele permitiu com que Harry, Rony e Hermione se esgueirassem dentro do Cabeça de Javali sob o disfarce de seu Patrono cabrino para fugirem dos Comensais da Morte. Sempre pessimista, ele teve uma pequena discussão com Harry, questionando o julgamento de Alvo ao confiar o destino do mundo bruxo ao jovem Menino que sobreviveu.

Ele também mantinha um fornecimento vitalício de comida à Sala Precisa  e sem ele a Armada de Dumbledore provavelmente teria fracassado.


Precisa de mais motivos? Os alunos nunca poderiam ter fugido de Hogwarts às centenas durante o ataque final dos Comensais da Morte sem a passagem ao Cabeça de Javali, acessível através do retrato de sua querida irmã.

Mais? Dobby nunca teria ido salvar o dia na mansão dos Malfoy se Aberforth não tivesse despachado seu colega élfico para resgatar Harry e seus amigos das garras de Bellatrix Lestrange. 

E mais importante do que todos esses feitos, a principal contribuição de Aberforth para a civilização é quase sempre esquecida.Se não tivesse sido sua brava conduta em uma batalha décadas atrás, o mal teria triunfado bem antes de Harry nascer.

Quando a família Dumbledore ainda vivia em casa, Gellert Grindelwald visitou Alvo. O ambicioso Alvo era atraído pela habilidade notável de Grindelwald e carisma.Em breve, Dumbledore estava envolvido nos planos de Grindelwald para subjugar os trouxas do mundo todo.Somando seus recursos, eles poderiam ter mudado a história. Protetor de Ariana, Aberforth acabou em um duelo com Grindelwald e Alvo- acabando em resultados desastrosos.

Óbvio, esse é o duelo onde uma maldição sem rumo matou Ariana.Ninguém sabe com certeza de quem era a varinha responsável mas Grindelwald fugiu, após de ter incapacitado Aberforth  com uma Maldição Cruciatus. 

Depois de Aberforth quebrar o nariz do irmão no funeral de Ariana, décadas de ressentimento se seguiram entre os irmãos. 

Grindelwald tinha morrido e Alvo em breve se virou do que poderia ter sido um caminho sombrio. Todo Trouxa vivo hoje deve uma parcela de gratidão à Aberforth. Provavelmente.

Lógico, ele não era nenhum santo. Ele ameaçou fazer alguns alunos da Sonserina de reféns durante a batalha final de Hogwarts.E seu interesse em cabras foi censurado pela Confederação Internacional dos Bruxos. Não que nós precisamos focar nesse aspecto.


Mas enxergue através de outra ótica. Sem Aberforth, o destino de Harry, seus amigos, Hogwarts e sem dúvida, o mundo teria sido um lugar bem diferente. Porque Aberforth Dumbledore é, sem dúvida, o GOAT (cabra em inglês).Como em:Greatest of all time (o maior de todos os tempos. 
 
Todo mês, o Pottermore vai fazer um especial em um personagem das histórias de HP que nós achamos que merece mais crédito.Volte mês que vem para ouvir sobre Filius Flitwick.