Entrevista com David Heyman

0 Comments
É a vez de David Heyman falar sobre a divisão de Harry Potter e as Relíquias da Morte. Em uma entrevista com a Empire Magazine, o produtor de todos os filmes da saga falou sobre os motivos que o levaram a fazer a divisão do filme em dois. Uma das principais foi uma pergunta que ele fez para si mesmo: um filme de quatro horas e meia, ou dois filmes de duas horas e meia? Obviamente a segunda opção foi a melhor escolha do produtor, podendo colocar praticamente todos os detalhes que em um filme normal não seria acrescentados.
Ele também revelou que já tem um ponto onde pretendem dividir o filme, porém não estão certos ainda, possivelmente tendo que recorrer a J.K. Rowling para fazer a decisão juntos. Leia logo abaixo uma parte da entrevista:

Apenas pensamos: como será a abordagem? O filme vai acabar tendo 4 horas e meia? Isso provavelmente aconteceria se não fizéssemos a divisão. Será que todo o público conseguiria agüentar tanto tempo? De certa forma, acho que eles poderiam. Mais penso que os mais jovens teriam dificuldade.

1 - Quando a decisão de dividir o filme foi feita?
Nós estivemos falando sobre isso por - na verdade, logo depois que a greve dos roteiristas acabou, quando uma decisão foi feita. Nós estivemos falando disso por um tempo e descobrimos a direção em que tínhamos que ir depois de ter conversado com a Jo. Mas a decisão foi feita mesmo, depois que falamos com Steve Kloves (o roteirista), depois da greve. Mas antes, estávamos apenas pensando no que iria ser feito. Inicialmente, pensamos em fazer em um filme, como nós sempre fazemos. Mas quando começamos realmente a analisar, vemos que realmente é impossível colocar tudo, não é como nos outros filmes que podíamos retirar o F.A.L.E ou o Rony jogando Quadribol. Há tanta resolução e tanta coisa a ser resolvida, que você não pode tirar. Todos esses incidentes tem um lugar e não queríamos nos compromissá-los.

2 - Você chegou longe com a idéia de colocar tudo em apenas um script, ou se tornou evidente que teria que ser feito em duas partes logo nas primeiras discussões?
Não, tudo isso veio logo com as primeiras discussões. Apenas pensamos: como será a abordagem? Esse vai ser um filme de 4 horas e meia? Isso provavelmente aconteceria se não fizéssemos a divisão. Será que todo o público conseguiria agüentar tanto tempo? De certa forma, acho que eles poderiam. Mais penso que os mais jovens teriam dificuldade. Nós sempre tivemos a dificuldade de adaptar os livros em longas de 2 horas, 2 horas e meia - se certificando que não estávamos tirando nada muito importante. Penso que por ter 2 filmes de 2 horas e meia - ainda não estamos certos da duração de cada filme - será uma experiência muito mais rica. Um desafio que sempre nos depara, e o que sempre discutimos, é a forma de dar a cada filme uma identidade própria. Queremos que eles sejam vistos como um filme, mais têm que ser auto-contido. Achamos que agora temos um bom ângulo sobre isso. Mas ainda não temos o script de qualquer uma das partes, por isso não quero dizer muito.

3 - Então esses filmes terão a mesma duração dos outros que vieram antes? Nós não vamos ver dois filmes que terminem em menos de 2 horas?
Não. A idéia é colocar tudo que as pessoas querem. Tenho certeza que terão partes que não irão aparecer, o que ainda não saberemos até o roteiro estar escrito. Mas essa é a idéia.

4 - Qual é o ponto mais sensato para a divisão dos filmes? Onde que o primeiro filme pode terminar de modo que lhe satisfaça?
Depende do que você quer sentir. Não quero responder apenas porque ainda não temos o primeiro script. Temos um ponto no qual pretendemos dividir os filmes, mas ainda não sabemos se funcionará.

5 - Obviamente, há pessoas que acham que essa decisão foi feita para que vocês lucrassem em dobro. O que você tem a dizer sobre isso?
O processo foi desse jeito: o estúdio disse pra gente, os responsáveis pelo filme: "Vocês decidem o que é melhor para a história". Alan Horn (Presidente da Warner Bros) e Jeff Robinov (Chefe do Grupo de Produção), particularmente Alan Horn, são muito fãs dos filmes Harry Potter. Eles amam a franquia, os livros, os filmes e apreciam a importância para a Warner em vários fatores. Mas acima de tudo, ele é um fã. E ele diz que não quer se comprometer na criação e na integridade dos filmes. Ele quer terminar a série da maneira certa. Ele tem sido muito generoso nos recursos que eles nos dão, mas também na liberdade que eles dão em cada filme. Ele mesmo disse que eu, Steve Kloves e David Yates tínhamos que fazer a decisão, e ele aceitaria.

6 - Você menciona anteriormente que consultou Jo Rowling. Qual foi sua resposta?
Fomos até ela e dissemos o que estávamos pensando. Ela disse: "Sabe de uma coisa? Penso que essa é a decisão mais correta a se fazer e apóio vocês de todo o coração".

7 - Você espera filmar os dois filmes juntos?
É um filme dividido em 2 partes, e vai ser filmado como se fosse apenas um filme.

8 - Quanto tempo você acha que deve demorar?
Eu acho que aproximadamente um ano de filmagens.

9 - Isso pode causar algum problema com o elenco, pedir a ele para ficarem disponíveis o ano todo?
Não. Como sempre, você tem que trabalhar com uma agenda de filmagens, mas o elenco irá trabalhar com a gente.

10 - Este será o terceiro, e indiscutivelmente o quarto filme de David Yates. Ele em algum momento hesitou em aceitar a direção de Relíquias da Morte?
Não houve nenhum momento de hesitação. Na verdade, eu disse para ele que ele deveria ter um momento para pensar. Ele disse que queria dirigir, mas eu pensava que ele precisava ter um momento para pensar sobre o assunto e certificar-se. É muito lisonjeante e excitante, mas você pode recriar um mundo, recriar personagens e fazer desses filmes um desenvolvimento do que fez até agora? Isso é recriar tudo detalhadamente. Então ele voltou e disse: "Por favor, gostaria de ter a maravilhosa oportunidade de conduzir esta série ao fim que ela merece".

11 - Ele terá algum descanso entre as filmagens do sexto e do sétimo filme?
O pobre homem deve estar cansado...Não. Ele terá algumas semanas de férias no Natal e em algum momento durante as filmagens do sétimo, nós teremos um intervalo. Mas de outra maneira, ele será como um soldado. Ele tem muita energia.

12 - O tempo prolongado de filmagens indica que a espera entre o lançamento de Enigma do Príncipe e da primeira parte de Relíquias da Morte em 2010 será de quase 2 anos. Há alguma preocupação quanto a isso?
Na verdade, ocorreria de forma muito semelhante se o filme não fosse dividido, porque no caso seriam quatro horas e meia de duração. O tempo de filmagens não teria sido consideravelmente menor, por causa disso, seria bem semelhante.

13 - E quando você espera começar a filmar Relíquias da Morte?
No começo do próximo ano. A maior parte de 2009 estaremos filmando. Nós estaremos antecipando as filmagens em fevereiro. Estamos realmente animados sobre as possibilidades e os desafios do sétimo. Irá ser um estouro.

14 - Você pode nos dizer sobre alguma coisa que está muito ansioso para colocar no filme?
A Batalha Final, talvez?Bem, a Batalha Final, mais existe muito mais. Eu adoro todo o enredo dos personagens. A resolução do mistério de Dumbledore e Snape. Adoro os múltiplos Harrys no início. Eu adoro a cena de Hermione aprisionada na Mansão dos Malfoy. Eu amo Harry e Hermione na floresta. Penso que há tanto, o material é tão rico. O que fazemos agora, que eu penso que é realmente emocionante, é que estamos encontrando centros temáticos para cada uma das cenas. E isso dá sentimento ao filme. Eu acho ótimo que David Yates tenha focado nisso desde o comecinho, mas eu não vou dizer muito. Mas, eu estou entusiasmado que David Yates tenha decidido voltar, porque ele realmente encontrou um novo espírito para o sexto filme e quando estamos falando do sétimo, é bem diferente também. Eu acho que vai ser ótimo.