CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA DA 'EW' SOBRE 'ANIMAIS FANTÁSTICOS'

0 Comments

A revista Entertainment Weekly finalmente lançou sua cobertura oficial do filme Animais fantásticos e onde habitam na sua edição de novembro. 

Confira a matéria completa abaixo, traduzido pela nossa tradutora Clara Monnerat.

"Nós vemos Newt Scamander longe de seu habitát natural. O famoso magizoologista está dirigindo por uma rua tumultuada na Manhattan dos anos 1920. Ele é um sujeito meio esquisito e de uma curta distância, um observador atento poderia deduzir umas pistas sobre suas origens. Está vendo sua jaqueta? É porque ele normalmente rasteja pela floresta em busca de novas criaturas. Aquele casacão de tweed ? O inglês excêntrico não está acostumado com as roupas da cidade. Sua relutância quando as pessoas se aproximam dele ? Ele fica desconfortável ao redor de pessoas. E há aquela maleta velha, surrada que ele aperta tão protetivamente. Algo muito precioso para ele está ali dentro.


Nós estamos seguindo Newt nessa réplica da cidade de Nova York nos estúdios Leavesden, nos arredores de Londres porque, assim como uma de suas criaturas, ele é uma criatura difícil de se encontrar: o personagem principal de um filme do universo de 10 bilhões de dólares da saga de Harry Potter sem ser o próprio. Interpretado pelo vencedor do Oscar Eddie Redmayne, Scamander é o herói da franquia que será a sensação de novembro do ano que vem, primeiro filme de uma nova franquia da Warner Bros baseada numa mini-enciclopédia de criaturas mágicas, como Testrálios e fadas,

Escrito por J.K.Rowling e publicado em 2001, um mero volume de 42 páginas, Animais fantásticos e onde habitam é um livro didático, escrito por Newt que os alunos de Hogwarts usam nos livros de Harry Potter. Não tem roteiro para se desenvolver. Então, como se faz um filme de um catálogo de criaturas mágicas ? Uma ideia inicial era fazer um falso documentário-imagine o Animal Planet com hipogrifos no lugar de hipopótamos- mas quando Rowling ouviu essa ideia, ofereceu outra.: "Ela começou a escrever", diz o produtor de Harry Potter de longa data, David Heyman. 

Embora Rowling tenha contribuído ao longo de todos os filmes da saga, é a primeira vez que ela escreve um roteiro. E isso tornou a espera ainda mais instigadora para todos envolvidos, especialmente Redmayne. O ator de 33 anos foi selecionado para o papel cinco meses antes de Rowling entregar o roteiro, o que o colocou na posição nada invejável de ter que filmar sob a supervisão da escritora mais amada (e lucrativa) do mundo. 
"Eu li esses livros e assisti os filmes e não quero ser aquele que vem e..." Redmayne não completa o pensamento. Na verdade, ele faz isso frequentemente. "Há um nervosismo porque li o roteiro e..." Tudo bem, Eddie, nós te entendemos.
O ruivo que levou o Oscar de Melhor Ator esse ano por sua interpretação como Stephen Hawking em A teoria de tudo e é considerado um dos protagonistas de Hollywood por sua perfomance como a transexual pioneira Lili Elbe em A garota dinamarquesa (nos cinemas dia 27 de novembro) não precisava ter se preocupado. O rascunho inicial de Rowling continha tudo que os produtores esperavam ver: uma história novinha em folha que, diferentemente da franquia inglesa, se passava na Nova York de 1926. 

David Heyman diz sobre seu estúdio em Leavesden: "Havia coisas de tirar o fôlego." Coberto de storyboards cheios de spoilers e uma placa na porta avisando a equipe de limpeza para manter distância. "Tinha a marca registrada de sua fértil imaginação."

Redmayne pôde experimentar essa imaginação em primeira mão quando ele se sentou com a autora para falarem sobre seu papel. 

"Ela poderia te guiar sobre tudo, o mínimo detalhe", ele se maravilha. Você não está interpretando um personagem real, mas na mente de Rowling, Newt é tridimensional e poderia te contar como era a vida dele. 

No filme, dirigido pelo David Yates (que dirigiu os últimos quatro filmes da saga), as aventuras de Scamander o levam a uma América no início dos anos 1920 onde bruxos tem vivido escondidos por séculos. Aqueles julgamento das bruxas de Salem não melhoraram exatamente a relação com os bruxos e a agora a maioria dos 'No-maj' (chamados de não-mágicos -Muggles/trouxas- pelos americanos) não acreditam que bruxos existam. Newt descuidadamente ameaça revelar a existência desse mundo quando as criaturas fogem de sua maleta. 

E sobre a mala: assim como a de Mary Poppins, é encantada e bem maior por dentro do que por fora. É quase um parque ambulante. Mas se isso está começando a soar como a história de um garoto e um cachorro de três cabeças, não se preocupe. Newt logo acha suas companhias americanas. 

Como nos filmes de Harry, Animais fantásticos é sobre um grupo de amigos. só que dessa vez são quatro. Newt faz amizade com Porpentine, "Tina", Goldstein (Katherina Waterston) uma funcionária no MACUSA, sigla em inglês para Congresso Mágico dos Estados Unidos, o equivalente ao Ministério da Magia britânico. Tina apresenta Newt a sua irmã e roomate Queenie (a novata Alison Sudol), que é uma Legilimens, uma leitora de mentes. E também há Jacob Kowalski (Dan Fogley, de Bolas em pânico), um trabalhador de uma fábrica que se torna o primeiro personagem não-mágico da franquia. 


"No início da sua história, Kowalski termina com sua namorada e entra no mundo da magia e fica maravilhado com o que vê", afirma Heyman. Comparações com o Trio de Ouro serão inevitáveis. "A premissa é que Newt é o principal mas é um quarteto", diz Redmayne. "Parece que eles tiram um pouco da pressão de mim. Pelo menos é o que penso."

Completando o elenco, estão Colin Farrell como Graves, um auror da MACUSA que sai atrás de Newt; Samantha Morton (Minority Report) como Mary Lou, uma No-maj que lidera a Nova Sociedade Filantrópica de Salem e Ezra Miller (Trainwreck) como seu filho adotivo, Credence. Ele é o personagem mais enigmático e tem um potencial para se tornar alguém importante no universo de Potter. Como nenhum dos atores é criança, tiveram que aprender a manusear uma varinha e fazer mágica rapidamente (ninguém pula sete anos em Hogwarts de uma hora pra outra). 


Das criaturas cujas aparições foram confirmadas até agora, temos o Pelúcio, um ser fofinho que parece uma bola de pêlos, o Tronquilho, um ser da floresta protetor das árvores que produzem varinhas e a letal Mortalha que sufoca pessoas em seu sono. Redmayne passou meses no zoológico com pessoas que cuidam de animais para ir se familiarizando. Quando o filme for lançado, em novembro de 2016, fans podem esperar ver algumas criaturas conhecidas, como os sereianos. Apenas não espere encontrar versões mais novas dos filmes de Harry. Mas se o filme fizer sucesso, embora outros filmes já estejam sendo planejados, com Rowling escrevendo os roteiros (da maneira tradicional dela, os dois próximos já estão planejados). Heyman dá a entender que você não deve se surpreender se vir um ou outro rosto familiar. Um certo bruxo é mencionado, um tal de Alvo Dumbledore.