As coisas mais misteriosas no Departamento de Mistérios

0 Comments
Tantas. Perguntas...
Texto: Pottermore | Tradução: Clara Monnerat
O Departamento de Mistérios é, sem surpresa, bem misterioso: um departamento top-secret do Ministério da Magia dedicado às questões da criação, ao estudo da vida, da magia e da morte. Nós temos um pequeno vislumbre dele, é claro, em Harry Potter e a Ordem da Fênix, quando Harry e companhia entre suas peculiaridades. Mas isso foi apenas uma parte intrigante que foi o suficiente para nos deixar intrigados mas nos deixou com mais perguntas do que respostas. Perguntas como...

Quem trabalha lá e o quê eles fazem ?

O trabalho do Departamento de Mistérios é tão restrito que os funcionários trabalham lá são conhecidos como Inomináveis; bruxos e bruxas que são proibidos de revelar quaisquer detalhes sobre seu trabalho; o departamento onde trabalham ou qualquer função que exerçam. Portanto, sabe-se pouco sobre as especificidades de seu trabalho. Mas é sabido que os funcionários devem estudar algumas questões dos objetos que Harry e seus amigos encontram quando visitam o departamento. Esses incluem  amor, morte e bem, algo a ver com cérebros...

Qual é o propósito das profecias ?
Primeiro, vamos focar em um dos itens mais conhecidos do departamento: profecias. Profecia, como você sabe, são predições do futuro feitas por videntes, que de alguma maneira são gravadas em esferas de vidro e armazenadas no Hall das Profecias no Departamento de Mistérios. Mas por quê ? Por quê essas profecias são coletadas, armazenadas e depois escondidas das únicas pessoas que podem retirá-las das prateleiras- a pessoa a qual a profecia é destinada ? Será porque os bruxos consideram a profecia uma manipulação do destino?  Ou seria por outro motivo ?
              
Qual é a questão dos cérebros ?

Tudo que vimos do Departamento de Mistérios são vislumbres-estranhas e enigmáticas imagens instantâneas de uma figura maior. O mais impressionante deles foi o tanque cheio de cérebros agressivos, nadando em uma misteriosa solução verde, repleta de tentáculos mortíferos. É insinuado que os cérebros são utilizados para estudar o pensamento mas como e por quê?  E sobre os cérebros propriamente ditos: são uma entidade ou costumavam pertencem a alguém? E se sim, a quem pertenciam? E por quê estão com tanta raiva? Não é culpa do Rony que sejam cérebros estúpidos.

Como se fabrica um Vira-tempo ?

A Sala do Tempo é adornada com relógios, alinhada com Vira-Tempos e apresenta uma redoma em que um pássaro choca, vive e morre em um piscar de olhos. Trata-se, lógico, da sala dedicada ao estudo do tempo e especula-se que tenha sido lá que os Vira-Tempos surgiram. Sabe-se, por exemplo, que o Departamento de Mistérios realizou experimentos com viagens no tempo no século XIX, com a Inominável Eloise Mintumble conseguindo quebrar várias leis. Assume-se que ocasiões como essa tornaram os Vira-Tempos um tabu entre os bruxos, forçando o Departamento de Mistérios a restringir a tecnologia daquela sala. Apenas pense na magia envolvida.


O quê os bruxos sabem sobre o espaço? 

A série Harry Potter aborda muitos temas mas o que está além das estrelas não está entre eles .A não ser que você conte com os centauros da Floresta Proibida dizendo, "Marte está brilhante essa noite." Lá vai a intriga da Câmara do Espaço, uma sala sombria cheia de réplicas flutuantes de planetas, onde bruxos estudam os mistérios do espaço sideral. Mas o quê exatamente isso engloba? Há magia nos céus? Os bruxos sabem de vida alienígena em outro planeta? Existem aliens bruxos?

Tudo que o sabemos é que queremos um spin-off de ficção científica de Harry Potter imediatamente.

O quê é o amor?

"Há uma sala no Departamento de Mistérios que é mantida trancada o tempo todo", disse Alvo Dumbledore. "Contém uma força mais poderosa e mais terrível que a morte, que a inteligência humana, que as forças da natureza. É também, talvez, a mais misteriosa das muitas áreas de estudo que moram lá."

Ele está falando, lógico, que é estudado na sala ultra-secreta, a Câmera do Amor. Obviamente, pouco se sabe sobre a sala em si mas os boatos são que há uma fonte de Amortentia, a mais poderosa poção do amor do mundo bruxo. É aqui onde as poções do amor foram criadas? E como ? Qual segredo ingrediente os Inomináveis descobriram ?

Será que eles podem ter solucionado o mistério por trás da balada do Foreigner de 1984, "I want to know what love is"? E há, óbvio: o poder do amor: a mágica que conseguiu salvar Harry Potter da maldição da morte\ Reflita sobre os segredos por trás daquelas portas lacradas! 

O que há por trás do véu?

Por último mas não menos importante, é a Câmera da Morte. A morte, lógico, é um dos nossos grandes mistérios: o grande desconhecido. Mesmo assim os bruxos parecem saber de algo que nós não sabemos. Apenas olhe para os fantasmas, para a Pedra da Ressurreição, ao estranho sonho que Harry teve em Relíquias da Morte. Mas acima de tudo, olhe para o antigo portal de pedra que fica no meio da Câmera da Morte , com seu véu, através do qual Sirius Black caiu para nunca mais retornar. É um portal onde se pode ouvir os espíritos do mortos.

O quê é o véu? É uma das grandes questões da série de Harry Potter. Poderia ser um portal entre os vivos e os mortos? A entrada para o além-vida? E o quê aconteceu com Black uma vez que ele o atravessou? Ele morreu ou fez apenas uma jornada de ida?  Se for um portal, por quê as pessoas do outro lado não podem atravessar ?

Se nós soubéssemos, lógico, não haveria necessidade de chamar o Departamento de Mistérios.