[Sessão Reservada] Resenha: Percy Jackson e o Ladrão de Raios

0 Comments

 

"Primeiro volume da saga Percy Jackson e os Olimpianos, O Ladrão de Raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. 

Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses."

Em O Ladrão de Raios, conhecemos um garoto de 12 anos que sofre de hiperatividade, déficit de atenção e dislexia chamado Perseu Jackson, mais conhecido como Percy Jackson. Percy já passou por mais escolas em sua vida do que gostaria de se lembrar, e sempre suas expulsões eram atreladas a coisas, até então, estranhas. Vivia com sua mãe, que era casada com um cara muito fedorento e oportunista. Aliás, sua mãe amava fazer comidas na cor azul. 

Já não bastava esses problemas, ele descobre que é filho de um deus grego. E descobre do jeito mais peculiar possível: sua professora de álgebra tenta matá-lo. Com essa descoberta, vem mais outras: seu melhor amigo é um sátiro, seu professor é um centauro, o Olimpo fica em cima do Empire State, os monstros que ele sempre estudou são REAIS... 

Para fugir de todos os monstros que vivem em Nova York – e não são poucos -, Percy vai para o Acampamento Meio-Sangue. No acampamento, descobre que é filho do deus do mar, Poseidon, e logo após essa descoberta ele é acusado de ter roubado o poderoso raio de Zeus, fato este que marca o real inicio da trama e justifica o nome do primeiro livro da série “O ladrão de raios”.

Após ser reclamado, Percy é mandado ao Oraculo – e este o manda para uma missão: resgatar o raio mestre de Zeus, que foi roubado. Em meio a mitologia grega com deuses, sátiros, fúrias, centauros entre outros seres místicos e monstros Percy embarca em uma aventura com Grover e Annabeth, para tentar impedir a Terceira Guerra Mundial. 

É muito legal ressaltar que a relação de Percy com Annabeth é muito engraçada. Diferente do filme, eles não passam um minuto perto um do outro sem querer se matar. 

O Ladrão de Raios é um livro de leitura fácil e divertida. O livro é em 1ª pessoa então, vemos tudo do ponto de vista do Percy, o que é bem legal. Algumas observações são bem sarcásticas e algumas descrições são bem engraçadas. O modo como se desenrola a história é bem cativante. E no quesito ação, não deixa a desejar.