O documentário da BBC Harry Potter: Uma história da magia lançado em DVD

0 Comments


Nós desvendamos mais segredos por trás dos bastidores do produtor e diretor Jude Ho e produtora assistente Alice Rhodes sobre o programa da BBC que acompanha a exibição Harry Potter: uma história da magia.
O documentário de uma hora de duração que foi ao ar na BBC2 em outubro, é narrado por Imelda Staunton e tem um olhar aprofundado da espetacular exibição, que inclui todo tipo de itens estranhos e maravilhosos. Esses incluem desde pergaminhos antigos e velhos livros didáticos até artefatos dos arquivos de J.K. Rowling.
Logo antes do programa ir ao ar, nós falamos com a produtora e diretora Jude Ho e produtora assistente Alice Rhodes sobre o programa- você pode ler nossa entrevista aqui (LINK) . Eles também contaram Pottermore sobre o quanto curtiram filmar uma seleção de atores de Harry Potter lendo trechos dos livros-incluindo Evanna Lynch, Warwick Davis Mark Williams, David Thewlis (´´Ele traz a beleza da escrita à vida´´, diz Jude) e Miriam Margolyes, que foi tão divertida de trabalhar (´´ Foi no final do dia e ela era justamente o que nós precisávamos para nos manter seguindo em frente!´´)
O programa não foca apenas no mundo de Harry Potter: também tem entrevistas com pessoas ´´do mundo real´´ que tenham ligação com magia. ´Alguns dos itens da exibição da British Library foram tirados de outras instituições e uma delas foi o Museu da Bruxaria em Boscastle´´, explica Alice. ´Quando estávamos fazendo a pesquisa para o filme, realmente gostamos da aparência de alguns daqueles objetos então eu entrei em contato com Simon Costin, que é o diretor do museu. Sentei com ele durante uma hora e realmente me atraí por ele e por suas histórias-ele estava me contando sobre bruxaria e ele realmente acredita em magia! ´´
O documentário também entrevista dois homens amáveis que tem fabricado varinhas por gerações. ´Estávamos interessados em bruxaria no contexto moderno e em encontrar pessoas que ainda a pratiquem hoje em dia´ , diz Alice. ´Eu estava falando com pessoas como pagãos e druidas. Um e-mail apareceu na minha inbox que dizia ´Eu conheço uma pessoa de 83 anos que fabrica varinhas, você gostaria de falar com ele?´ , daí pensei ´´Parece ser uma ótima oportunidade!´´. Então nós falamos com ele e sua amabilidade e verdadeiro amor pelo que ele fazia- e os espíritos das árvores!- nos conquistaram. 

Assim como pessoas, a exibição também traz alguns objetos que carregam uma reputação mágica, por exemplo, o Bezoar, que existe tanto no mundo de Harry quanto no nosso.
´Um dos nossos itens favoritos era a pedra de Bezoar, que Harry usa para salvar Rony´, diz Jude. ´Isso é uma crença genuína que as pessoas tinham. Está dentro do estômago da cabra então você tem que engolir essa bola imensa de estômago de cabra parcialmente ingerida. O que Alex Locke (um dos curadores do British Library) nos contou foi que provavelmente ela só te faria ficar doente então se alguma vez funcionasse, seria por causa disso. Nós teríamos adorado fazer uma demonstração disso."
Jude diz que ela ficou maravilhada pela quantidade de pesquisa Alice fez para o programa e o quanto ela descobriu. ´Quando li sobre isso, eu pensei:´ ´Meu Deus, nós vivemos em um mundo mágico de qualquer maneira.´´ Quando você pensa que tudo isso acontece, todas aquelas pessoas que acreditam em magia ou tem uma relação com ela, elas estão mais abertas para aquele tipo de coisa e podem ver o mundo com outros olhos.. Magia recebeu um determinado nome e se desgastou um pouco mas em algumas maneiras é apenas uma maneira de perceber o mundo.´´
E ´magia´ talvez esteja mais perto do que a maioria de nós do que percebemos. ´Foi realmente interessante trabalhar nisso e repensar minha abordagem em relação à magia´, diz Alice, ´ e como eu realmente sou supersticioso. Eu checo meu horóscopo!´
Professora Trelawney ficaria orgulhosa.
Harry Potter: uma história da magia, o DVD está disponível agora e está disponível para compra aqui. Você pode comprar ingressos para a exibição do Museu Britânico aqui.