Por trás das edições comemorativas de 20 anos alemãs dos livros de Harry Potter

0 Comments
Texto: Pottermore (texto original) | Tradução: Clara Monnerat | Foto: Carlsen Verlag

Muitos países ao redor do mundo comemoraram 20 anos de Harry Potter nesse ano. Na Alemanha, eles comemoraram o aniversário com essas edições maravilhosas do sete livros-reimaginadas por Iacopo Bruno.
            
Nós adoramos ver as várias interpretações das histórias de Harry Potter e nesse ano já tivemos várias, graças ao primeiro livro completando 20 anos em algumas partes da Europa, os EUA e em outros lugares. (Nós, britânicos, tivemos uma vantagem na largada-comemorando o vigésimo aniversário de publicação no ano passado).

Carlsen Verlag

Na Alemanha, Iacopo Bruno, um designer gráfico e ilustrador italiano fez as capas para a editora Carlsen.  Como você pode ver, cada livro vem em uma cor viva diferente, salpicada com detalhes meticulosos da capa até a espinha. Nós falamos com Iacopo sobre suas experiências trabalhando numa série tão icônica.

"Eu amo me perder na riqueza de detalhes, na complexidade da decoração, em usar imagens para contar mais sobre os personagens e na pesquisa tipográfica." – Iacopo contou para nós.

"Ilustrar a edição comemorativa de 20 anos para os leitores alemãs da Carlsen me deu oportunidade de confrontar com o imaginário criado por J.K. Rowling" - que está entre os mais vastos e ricos que já vi na minha carreira.

Carlsen Verlag


Quando se tratou das minúcias de elaborar o design de Harry Potter, o artista particularmente gostou de interpretar os brasões de Hogwarts, experimentando combinações de gráficos para cada uma das quatro casas- e cita o primeiro e o último livro como seus favoritos para fazer o design. 

"Acho que, com respeito aos meus outros designs, tenho dois livros favoritos da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal porque foi a primeira capa que eu fiz o design, a primeira que deu início ao projeto todo. Foi particularmente excitante porque pela primeira vez meu trabalho me aproximou tanto do mundo de Harry Potter, o qual eu já tinha experimentado e amado anteriormente pelos livros e filmes. Sou muito grato à Carlsen por tornar isso possível. O outro volume ao qual me sinto conectado é o último: Relíquias da morte."

Baseado em Milão, na Itália. Iacopo foi naturalmente atraído à arte italiana quando elaborou os designs das capas- mas procurou inspiração em todos os lugares;

"Sou muito apegado ao design gráfico italiano mas também sou bastante apegado ao design Anglo-Saxão. Minha pesquisa sempre se baseia em um universo de objetos e imagens de eras passadas e de vários países; consulto os livros da minha biblioteca, os objetos que eu mesmo coleciono e certamente o poço infinito da Internet. "

Buchhandlung SchÅttert Syke

Lógico que a Alemanha comemorou o aniversário de uma miríade de maneiras inclusive na Feira do Livro de Frankfurt, onde Carlsen tentou bater um recorde de mais pessoas vestidas como Harry Potter no evento. Apesar de não terem atingido essa marca, eles bateram o recorde do maior encontro de fãs no país. Nem mesmo Iacopo conseguiu resistir. 

"Devo confessar que apesar de ter mais de metade de um século de idade, naquela ocasião eu usei a capa e o cachecol da Grifinória com orgulho!"

Tem sido um ano Potterástico para os alemães-com a editora Carlsen organizando 3 grandes eventos em Hamburgo, Berlim e Munique com leituras ao vivo com a celebridade Rufus Beck, uma das vozes do áudio-livro-colaborando com Audible, Der Hörverlag e a nossa Pottermore Publishing. 

Vincent Schaack

E para coroar todas as comemorações de aniversário, nós recebemos as notícias que a premiada produção de Criança Amaldiçoada entraria em cartaz em Hamburgo a partir de 2020. Essa será a primeira vez em que a peça, intitulada Harry Potter und das verwunschene Kind, será interpretada em uma língua diferente do inglês. 

Então a festa nunca termina na Alemanha- e de todos nós da equipe Pottermore, nós dizemos... Danke für alles*!

*obrigada a todos em alemão