Heróis não reconhecidos: Pomona Sprout

0 Comments
A alegre professora de Herbologia exemplifica todas as grandes virtudes das Lufa-Lufa, e muitas outras além. Vamos dar a professora Sprout seu momento no centro das atenções.

Texto: Pottermore | Tradução: Pedro Pimentel 
Vamos homenagear a Professora Sprout, uma importante figura de Hogwarts que era bondosa por dentro, mas completamente energética e forte em suas raízes. Com o seu chapéu colado em pedaços, cabelo embaraçado e unhas sujas de terra, a professora não cuidava apenas de plantas, mas era uma parte integral dos funcionários de Hogwarts. 

Sim, Sprout pode até ser bondosa e fácil de lidar de cara, mas fora da estufa ela mantinha sua posição. Por examplo, quando Voldemort estava retomando poder, e os professores de Hogwarts estavam pensando em cancelar as aulas após a morte do Dumbledore.


Apesar de sua aflição pelo acontecido, ela defendeu sua convicção que dizia “… se um aluno quiser vir, então a escola deverá estar aberta para ele.” 

Suas palavras de encorajamento trouxe sucesso acadêmico ao tímido Neville Longbottom - sim, um garoto que antes não tinha muita sorte acabou se tornando professor de Herbologia. Sprout da muitos pontos para a casa dos estudantes mais inteligentes, não importa qual casa seja. Ela colocava plantas e fungos da estufa no salao comunal da lufa-lufa. Uma das causas da casa ser tao boa em herbologia.


Professora Sprout pode ser bem delicada as vezes - considerando sua dedicação em fazer pequenos cachecóis e meias para confortar suas mandrágoras durante o inverno. Sua consideração pelos outros, até mesmo para criaturas como as mandrágoras, a faz lidar essencial da Lufa-Lufa. E não vamos esquecer o papel fundamental de suas mandrágoras ao salvar a vida de Hermione, Nick Quase Sem Cabeça e Madame Nora dos efeitos da exposição ao basilisco. 


Apesar disso, não podemos dizer que ela sem pouca determinação. Quando Harry foi selecionado contra Cedrico no torneio Tribruxo, Sprout não teve medo de mostrar sua preferencia ao Cedrico ao invés do Potter. 

Ela tambem é corajosa. Mestre em Herbologia ou não, não é todo mundo que coloca elásticos em um Salgueiro Lutador ferido. Durante sua carreira, ela tem sido exposta varias vezes a plantas como a Venomous Tentacula: mais perigosa quando os dentes estão nascendo, e não é uma planta para os fracos do coração.


Ela também mostrou desdém a diretora Dolores Umbridge no Grande Salao ao olhar de maneira astuta a Professora McGonagall. Ela também desafiou sua chefe temporária ao dar Harry muitos pontos por sua coragem na entrevista ao Quibbler (revista do pai da luna) ao falar sobre a ascensão do Voldemort. 

E quando Voce-Sabe-Quem estava prestes a atacar Hogwarts, Sprout, ao perceber o desespero em seus colegas de trabalho, de alguma forma fez com que os inspirassem ao dizer: “Nos podemos atrasa-lo!” Quando a batalha começou, Pomona foi responsável por defender o castelo jogando suas próprias mandrágoras nos comensais da morte.