Alunos de Hogwarts que poderiam terem sido escolhidos para casas diferentes

0 Comments
O Chapéu Seletor trabalha de maneiras misteriosas, seguindo sempre a sua intuição. Será que ele realmente colocou os personagens de Harry Potter em suas devidas casas?

Texto: Pottermore | Tradução: Pedro Henrique
O Chapéu Seletor era a autoridade suprema no que diz respeito a quem iria para onde em Hogwarts; Ele muito raramente errava. Mas isso não quer dizer que não havia exceções. Claro que, mesmo em cenários mais complicados, havia sempre a sabedoria e a lógica por trás da decisão do Chapéu Seletor - um traço ou uma profundidade escondida em um estudante que ninguém mais poderia sentir. Mesmo assim, aqui estão alguns dos estudantes de Hogwarts que definitivamente deram ao Chapéu Seletor uma decisão difícil de fazer.

Hermione Granger

Hermione Granger foi uma escolha nomeadamente difícil para o Chapéu Seletor, quase resultando na super-rara Hatstall (Entrava-Chapéu): a situação em que o chapéu gasta mais de cinco minutos decisivos na casa de um estudante. Para Hermione, o chapéu passou cerca de quatro minutos deliberando se ela era de Grifinória ou Corvinal. Não é surpreendente, realmente. Corvinal valoriza sagacidade e cérebro, e ambos, em Hermione, eram abundantes, afinal, seu bicho-papão era a Professora McGonagall dizendo que ela tinha falhado seus exames! Então, por que Hermione, uma vez apelidado de 'bruxa mais brilhante de sua idade', acabou na Grifinória?

Parecia que o chapéu havia repassado o desempenho escolar de Hermione e notou o fogo intenso em seu lugar. A bravura de Hermione foi talvez mais discreta do que a de Harry, mas quando você pensa sobre isso, Hermione raramente vacilou em tempos de perigo. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte em particular, Hermione resistiu à tortura, estresse e incansavelmente lidou com a emocionalmente desgastante viagem de acampamento em busca das Horcruxes. Ela foi ainda corajosa o suficiente para modificar memórias e identidades de seus pais para que eles a esquecessem para não se machucarem: uma jogada inteligente, mas mais ainda galante. As sacadas de Hermione eram admiráveis, mas, como ela mesma disse uma vez, 'Livros! E inteligência! Há coisas mais importantes - amizade e bravura ...'


Ron Weasley

Ser melhor amigo de Harry Potter tamente requer uma boa dose de bravura e determinação. Logo, o Chapéu Seletor não poderia mexer na classificação Ron para a Grifinória, a casa de seus pais, irmãos e irmã. Mas o Chapéu afirma especificamente que Grifinórios geralmente têm 'ousadia, coragem e cavalheirismo'. Enquanto isso, Ron mal conseguia lidar com uma aranha, e ele sem dúvida encarna muitas qualidades lufanas. Os lufanos são justos, leais e fiéis, assim como Ron. Se Ron tivesse tido a ética de trabalho (Lufanos são trabalhadores notoriamente difíceis) ele poderia ter tido uma chance lá.

Mas Ron, em última análise, é mais grifinório, com seus momentos mais corajosos, muitas vezes saindo em rajadas, como arriscando sua vida em um jogo em tamanho natural de xadrez de bruxo ou, como fez em seu segundo ano, pilotar um Ford Anglia até Hogwarts e mal hesitando uma vez quando ele veio para se juntar Harry em missões perigosas. Embora Ron tinha uma tendência a vacilar, como deixar o trio por trás durante a sua viagem de acampamento em Harry Potter e as Relíquias da Morte, algo dentro dele o trouxe de volta: uma pequena ajuda de Alvo Dumbledore, e talvez um pouco de espírito Grifinória.


Neville Longbottom

Neville não queria nem ser colocado na Grifinória. Ele foi intimidado pela reputação da casa por bravura e realmente queria ser classificado na Lufa-lufa. Faz sentido, certo? Afinal, os primeiros anos de Neville não lembram muito um verdadeiro grifinório: ele foi muitas vezes esquecido, desastrado ao ser pego pelo feitiço do Corpo Preso. E como um verdadeiro lufano, ele era mais bondoso, gentil e trabalhador - mesmo que ele não sempre obtivesse o direito ao trabalho duro.

No final, porém, Neville ficou perplexo ao ser escolhido para a Grifinória. Entretanto, houve sabedoria na decisão do chapéu: a sabedoria que resultou no fato de que Neville sempre foi corajoso, mas apenas de uma forma diferente. Por isso é fácil ser corajoso, se você está naturalmente inclinado a bravura; se você nasceu para ser o herói. Mas a verdadeira coragem, bravura real, significa estar com medo - isso significa confrontar seu medo e superá-la. E, como vimos em Relíquias da Morte, este foi exatamente o que aconteceu: Neville levantou-se contra Lord Voldemort e matou a sua cobra, Nagini, desempenhando um papel vital em salvar o mundo bruxo inteiro.


Harry Potter

Harry Potter chegou muito perto de ser selecionado para a Sonserina até que ele persuadiu o chapéu a classificá-lo para a Grifinória. No entanto, o fantasma da Sonserina o assombrava ainda tempo depois, tornando-se particularmente potente em Harry Potter e a Câmara Secreta, quando ele foi vítima de rumores de ser o herdeiro de Sonserina. Falar língua de cobra na frente de seus colegas certamente não o ajudou.

Mas realmente Harry possuía uma fagulha de Sonserina, ou o que o Chapéu Seletor sentiu foi uma centelha de Lord Voldemort dentro dele? Afinal, anos mais tarde, Harry iria descobrir que a razão que ele tinha tantos links com Voldemort, como ser um Ofidioglota, foi devido a ele ser uma Horcrux não intencional. Havia também o fato de que Harry poderia acessar a espada de Grifinória, que - de acordo com Alvo Dumbledore- apenas um 'verdadeiro aluno de Grifinória' poderia exercer”. Mas Harry realmente compartilhava alguns traços com Sonserina: ele era ambicioso e astuto, sempre esgueirando-se depois de altas horas e sempre articulando planos com Ron e Hermione. Seus olhos verdes até coincidiam com a casa. É curioso pensar o que o Chapéu Seletor teria deduzido sem o envolvimento de Voldemort na vida de Harry.


Pedro Pettigrew

Pedro Pettigrew foi talvez a escolha mais controversa do Chapéu Seletor - e causou um dos poucos verdadeiros Entrava-Chapéu. Dividido entre Sonserina ou Grifinória, o Chapéu tomou uma quantidade excepcional de tempo antes de decidir sobre o último - uma decisão tipicamente interpretada como um erro catastrófico. Pois, embora Pettigrew se misturou com seus colegas da Grifinória, sua natureza parecia curva em direção à Sonserina - especialmente quando, em anos posteriores, ele furtivamente encenou sua própria morte. Não muito corajoso, mas inegavelmente astuto: atributos clássicos de um Sonserino.

De acordo com J. K. Rowling, o Chapéu Seletor é notoriamente teimoso e não vai admitir ter cometido um erro. Ele defendeu sua decisão, destacando a morte de Pettigrew, quando, em um breve momento de misericórdia perante Harry Potter, aparentemente o ajudou, sendo morto pela sua mão de prata, dada por Voldemort, após sacrificar a mão verdadeira. Mas, dada a natureza ambígua da morte de Pettigrew, essa defesa é visto como duvidosa no melhor dos casos.