Em defesa de... Lilá Brown

0 Comments
Nós estamos colocando um ponto final à injusta hostilidade dada à Lilá Brown, verdadeira grifana e até o final do dia, apenas uma adolescente de Hogwarts tentando amadurecer.

Texto: Pottermore | Tradução: Clara Monnerat
Tudo bem, Lilá podia ser um pouco boba. Apesar de tudo, ela passou a maior parte da série rindo de várias coisas, fofocando com outros alunos de Hogwarts, babando por centauros e de alguma maneira tentando legitimizar a famosa vaga matéria da Adivinhação. Isso pode torná-la um pouco incômoda (e seu relacionamento com Rony não fez nada para diminuir essa fama) mas no final do dia, ela era apenas uma adolescente fazendo coisas adolescentes.

Ela se juntou à AD


Lilá entrou na Armada de Dumbledore sob nenhum outro pretexto do que querer aprender Defesa Contra as Artes das Trevas com Harry, mostrando que era mais do que apenas uma garota risonha no fundo da sala. Apesar de ela ser inicialmente cética em relação à Harry e sua história do retorno de Voldemort no início do quinto ano, ela claramente queria aprender como se defender adequadamente e não foi um dos membros críticos da AD que questionaram Harry enquanto formava o clube. Ela estava lá para aprender como se defender de maneira eficiente durante os dias sombrios de Lord Voldemort-sem mencionar a Professora Umbridge.

OK então ela gostava de um garoto


Pobre Lilá, não tinha chance quando foi involuntariamente pega no meio do florescer do relacionamento de Rony e Hermione. Se você pensar sob a perspectiva dela, tudo que ela sabia era que gostava de Rony e por um tempo, o sentimento era mútuo. Enquanto Hermione estava chateada com o novo relacionamento, era Rony e não Lilá, que tinha repetidamente machucado Hermione, como durante a discussão deles no Baile de Inverno ou qualquer outra das muitas que eles tiveram que os impediram de começar um relacionamento.

Lógico, Lilá era indelicada quando se tratava de Hermione, como rindo juntamente com Rony quando Rony fez troça dela mas podemos dever isso ao fato de eles serem jovens e imaturos.

Por falar em jovens e imaturos, o relacionamento de Lilá e Rony, era absurdamente amargo. Não vamos inventar nenhuma desculpa para o colar dourado gigante ou as poções mas vamos dizer assim: pelo que podemos atestar, Rony foi o primeiro namorado dela (depois de ir ao Baile de Inverno com Simas que não parecia interessado nela) então ela deve ter se deixado levar pelo romance todo para perceber que estava deixando seus amigos de lado. E onde estava o posicionamento de Rony em meio à isso tudo\ Ele sabia que estava destinado a ir à festa de Slughorn com Hermione e de repente estava se agarrando com Lilá. Mais uma vez, não foi culpa dela.

O rompimento de Rony foi lastimável


O que Lilá definitivamente não merecia era que seu novo namorado fingir estar em coma quando ela zelosamente ia visitá-lo todo dia, para que ele não tivesse que fazer o ato valentia grifano de romper com ela gentilmente. É lógico que ela ficaria chateada e com raiva! Mas ao mesmo tempo que ela foi apresentada como histérica, Rony se safou impune com alguns gracejos hilários. Alguém envie um Berrador a ele em nome de todas as namoradas maltratadas do mundo todo.

" 'Por quê você não dá um pé na bunda dela se quer terminar?´, perguntou Harry.
'Você nunca deu o fora em ninguém, não é mesmo?', disse Rony. ´Você e Cho simplesmente '
'Meio que nos afastamos, foi', disse Harry.
'Queria que acontecesse assim comigo e com Lilá', disse Rony sombriamente, observando silenciosamente Hermione dar um toque da varinha em suas palavras soletradas errado, para que se corrigissem na página. Mas o quanto mais eu insinuo que quero terminar, mais ela se agarra a mim. É como se eu estivesse saindo com a Lula Gigante."
(Harry Potter e o Príncipe Mestiço)

Ela lutou na Batalha de Hogwarts


Lilá estava entre aqueles que se esconderam na Sala Precisa e lutaram na Batalha de Hogwarts- que, como você deve se lembrar, era uma distração para que Harry, Rony e Hermione pudessem procurar a última Horcrux e destruir Voldemort de uma vez por todas. É isso mesmo: apesar de tudo, Lilá lutou por seu ex-namorado, que francamente, a tratava terrivelmente, sem mencionar os amigos dele .E ela poderia até mesmo ter perdido sua vida! Outro desserviço à Lilá foi que apesar de a conhecermos desde que ela se tornou a primeira aluna a ser selecionada para a Grifinória no ano de Harry, nunca descobrimos se ela se recuperou do ataque de Fenrir Greyback e fomos deixados com esse trecho:

" ´Não!´, gritou Hermione, e com uma explosão ensurdecedora de sua varinha, Fenrir Greyback foi jogado para trás do corpo débil de Lilá Brown."
(Harry Potter e as Relíquias da Morte)

Trelawney era o Hagrid dela


Lilá e Parvati eram defensoras ferrenhas da Professora Trelawney, apesar da maior parte das evidências apontando para Sibila ser uma fraude (com apenas uma ou duas profecias concretizadas). Contudo, as garotas se apegavam a cada palavra e a confortavam quando ela foi demitida de seu posto, chegando a até mesmo a levar flores (e não aquelas espalhafatosas, as legais) Tendo tudo isso em mente, Trelawney não era como Hagrid para ambas ? Elas a apoiavam apesar de provavelmente terem percebido que estava sendo um pouco tola e prestavam atenção em suas aulas enquanto seus colegas estavam revirando os olhos. Basicamente, eram boas alunas e amigas da professora, não importa o que o resto de nós achasse dela. 

Então agora você entende. Apesar de ela gostar de dar uns pegas no Rony, discutir horóscopos durante as lições de Defesa Contra as Artes das Trevas e alimentava um crush em um centauro, Lilá Brown era uma verdadeira grifana.