Heróis não-convencionais do mundo bruxo

0 Comments
De Remo Lupin a Neville Longbottom, heroísmo no mundo bruxo não é sempre o que você esperaria.

Texto: Pottermore | Tradução: Clara Monnerat
Você pode dizer que o mundo bruxo é um terreno fértil para heroísmo. Seja pelas consequências extraordinárias que vem com a habilidade (e responsabilidade) para fazer magia ou por necessidade, graças ao mal persistente naqueles que priorizam o poder. Vários personagens além do Menino que Sobreviveu subverteram nossas expectativas de heroísmo a cada reviravolta. 

Lógico, Harry percorreu a jornada do herói como O Eleito mas ele estava longe de ser o único herói nos livros que valia a pena conhecer. E há diferentes maneiras de demonstrar bravura na face da adversidade. 

A sensibilidade de Newt Scamander 

Pegue, por exemplo, o mais novo herói do mundo bruxo, Newt Scamander. Newt não é um personagem jogado na ação por algum tipo de chamado sobrenatural à aventura. Ele é um Magizoologista em uma missão pessoal para aprender mais sobre seus amados animais fantásticos. Ele não estava tentando fazer uma entrada no cenário político; quando muito, estava tentando evitar detenção. 

Onde a maioria dos heróis seriam convictos e autoritários, Newt é mais perspicaz e indulgente - até mesmo introvertido. Como um renegado, ele é motivado não apenas por coragem mas por empatia, um traço que o torna um herói bem peculiar. Apesar de nós sabermos que Newt pode empunhar uma varinha e pode batalhar tanto quanto Dumbledore ou Harry, Newt prospera principalmente através da sensibilidade e da gentileza. 

No primeiro filme do Animais Fantásticos, a grande jornada de Newt foi tão emocional quanto física. Como ele trabalhou com Tina, Jacob e Queenie para recapturar seus animais fantásticos e resolver o mistério, Newt aprendeu a conectar com outros humanos de uma maneira que ele só havia se conectado com animais. Não é o tipo de vitória excitante que o seu herói médio venceria mas um triunfo surpreendentemente poderoso para o modesto lufano. Será interessante ver como essa jornada se desenrolará...


Os sacrifícios graduais de Severo Snape

O caminho sutil de Snape de ameaçador mestre de Poções para o trágico herói sacrificial é uma das histórias que mais demoram a serem resolvidas em toda a série Harry Potter e uma que ainda divide fãs até hoje.

Snape teve uma vida de rancor e solidão - que certamente não são traços que poderíamos definir como "heróicos". Mas não pode ser negado que o sacrifício final de Snape foi corajoso e uma grande despedida de seu antigo e cruel eu. O segredo de seu sucesso como um agente duplo era uma paixão quieta que fomentava seu propósito pela vida pelo curso de muitos longos e solitários anos, durante o qual ele protegeu o filho de seu inimigo como um gesto de autopunição pelo seu fracasso para salvar seu amor há tanto tempo perdido de um destino terrível. É um gesto tão puro e devastador que parece um drama Shakesperiano. 

A  morte de Snape tampouco foi particularmente heroica no sentido literal da palavra. Ao invés de morrer intrepidamente na batalha, Lorde Voldemort só matou Snape depois de fazer uma suposição incorreta e enviou Nagini para fazer o trabalho sujo. Sua morte foi particularmente trágica porque Harry só ficou sabendo da crise secreta de Snape depois que ele já tinha morrido. Ele foi um agente duplo que não alcançou nenhuma glória na eventual queda de Voldemort. Ele também ganhou o respeito de Harry depois de anos desprezando seu ex-professor.


A persistência brilhante de Hermione Granger

Hermione disse a Harry uma vez que "livros e inteligência" não são tão importantes quanto amizade e bravura. Entretanto, livros e inteligência ajudaram bastante. Apesar de Hermione certamente ter tido seu papel na Batalha de Hogwarts, foi seu amor insaciável pelo aprendizado e sua habilidade infalível de sair de situações embaraçosas usando a força de sua lógica e inteligência que a definiam. 

E o que mais, Hermione raramente não estava em uma missão para ajudar os outros. Desde sua parte crucial para salvar Bicuço até sua campanha implacável pelos direitos dos elfos, Hermione nunca titubeava em seu trabalho para tornar o mundo um lugar melhor, mesmo tendo pego a maior carga de matérias que Hogwarts já tinha visto. Hermione nos ensinou que é OK comemorar sua inteligência - apesar de Ron debochar dela ou chamada de uma irritante sabe tudo por Snape. E graças à Merlin ela era tão inteligente - nos perguntamos se Harry poderia ter derrotado Harry sem ela.


O sofrimento quieto de Remo Lupin

Um renegado entre os bruxos e lobisomens, Remo Lupin era o herói sofrido que poucos esperavam. Sua estreia sonolenta no Expresso de Hogwarts, com suas vestes maltrapilhas e mala gasta, rapidamente diminuiu algumas expectativas mas Remo foi igualmente rápido em ultrapassá-las. Ao derrotar um Dementador e distribuir barras de chocolate logo após, Remo revelou ser não apenas um bruxo valente mas também solidário. E apesar da maior parte do mundo bruxo o rejeitar devido ao seu status de lobisomem, Remo era uma figura empática que trazia muita gentileza necessária à vida de Harry. Ao ensinar o garoto de que ele não era "fraco" por ser afetado pelos Dementadores, Remo nos mostrou que bravura pode ser uma coisa matizada - e que era OK para Harry reagir do jeito que ele fazia.

Depois de lutar contra o preconceito pela maior parte de sua vida adulta, Remus ainda foi bem - sucedido em ser o melhor professor de Defesa Contra as Artes das Trevas que Harry já teve e um membro incrivelmente valioso da Ordem da Fênix. Remo pode não ter sido tão vigoroso quanto Olho-Tonto Moody ou Sirius - mas ele usou sua calma, inteligência e natureza gentil para um grande uso  apesar disso. A abordagem de Remo mais ponderada em relação à guerra bruxa era necessária, já que o próprio Harry não era a mais calma das pessoas.


A evolutiva ascensão de Neville Longbottom

Neville passou por sérias dificuldades em seus primeiro anos como bruxo- sua família até mesmo chegou a se perguntar se ele era um Aborto. Depois de alguns anos se esforçando na escola, derretendo caldeirões, perdendo seu sapo Trevor e sendo o alvo de várias piadas de Snape, a transformação tardia de Neville era inspiradora. 

Como um aluno do primeiro ano, ele tentou (e falhou) manter seus amigos impetuosos na linha. 

Como um aluno do sétimo ano, ele montou uma pequena rebelião e tirou a espada de Godric Gryffindor do Chapéu Seletor bem a tempo de acabar com Nagini na Batalha de Hogwarts. Neville gradativamente aprimorou suas habilidades para se tornar o herói que Hogwarts precisava, exatamente quando precisavam dele. De todos os personagens nos livros, a subida de Neville até o topo foi uma das mais impressionantes.


A sabedoria inesperada de Luna Lovegood

A garota que ensinou Harry, Rony e Hermione sobre os Zonzóbulos e Narguilés enquanto usava brincos feitos de rabanetes definitivamente não nos tocou como um dos personagens mais valiosos do livro mas Luna provou que estávamos errados. Assim como Lupin, a maneira calma de Luna com o mundo era um contraste bem-vindo ao entusiasmo e pavio curto de Harry – de fato, foi ela que o acalmou após a morte de Sirius.

A sabedoria etérea de Luna pode não ter sido a praia de todo mundo mas a originalidade e otimismo dela eram exatamente o que precisavam no meio de uma guerra bruxa.


Felizmente para Harry, a maioria desses heróis improváveis ​​jogou seus talentos por trás de sua missão para ajudá-lo a alcançar o que parecia impossível. O que vem em seguida para Newt continua a ser visto, mas parece certo que ele vai fazer do seu jeito.