Analisando as escolhas de Tom Riddle

0 Comments
O clube de leitura do mundo bruxo desta semana é Harry Potter e as Relíquias da Morte, e nosso tema é sagacidade e sabedoria, um personagem que tem isso em falta é Voldemort, Também conhecido como Tom Riddle - e ainda suas escolhas são um pouco reveladoras...

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros
Texto: Pottermore (texto original) | Tradução: Danilo Firme de Lira
Primeiramente sabemos que Voldemort foi aparentemente derrotado pelo bebê Harry Potter. Não exatamente morto - em palavra proféticas do Hagrid, ' não sei se havia algo de humano sobrando nele para morrer' - Voldemort é forçado a se esconder, seus seguidores espalhados e seu poder diminuído.

Mas isso, é claro, não é nem o início da história de Voldemort nem o fim. A jornada para Godric's Hollow foi longa, longa e retorcida. Voldemort teve oportunidades de fazer diferentes escolhas, ainda assim seu jeito e olhar ambicioso estava fixo em um único objetivo: um mundo onde magia é poder e puro-sangues reinam com supremacia. É um mundo glorificado na crueldade, vê a morte como uma falha mas valoriza a vida levemente e nega o amor, bondade e tolerância.

Suas ações no orfanato

Este é um mundo que Voldemort, nascido Tom Riddle, escolheu anos antes que ele sabia que era um bruxo, quando ele praticou magia contra seus companheiros de orfanato e gostou de causar tristeza e dor. Suas atitudes perturbam Dumbledore  que nota três coisas logo após o primeiro encontro deles: a auto-suficiência de Riddle, seu desdém por qualquer coisa que o prenda a outros e sua tendência colecionadora de pegar troféus de suas vítimas.

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.

Acusando Hagrid de abrir a Câmara

Em Hogwarts, Riddle teve a chance de começar novamente, mas suas escolhas em focar em suas habilidades únicas e começar a juntar seguidores ao invés de amigos. Riddle não quer pertencer - ele quer dominar.

O que ele aprende é a necessidade de manter isso escondido. Passará um bom tempo antes que ele se deleite publicamente com a dor de outras pessoas novamente. Ao contrário, ele aperfeiçoa seu charme que o permite  manipular sujeitos como Professor Slughorn, Hepzibah Smith e Ginny Weasley. 

Esse charme combinado com o avanço de suas habilidades significa que Riddle é o preferido dos professores os quais – exceto Dumbledore – aparentemente não suspeitam de suas intenções; até mesmo quando ele pergunta à Slughorn sobre as Horcruxes, receptáculos para aprisionamento mágico de uma alma. Riddle é confiante o suficiente para acusar Hagrid de ter aberto a Câmara, apesar de ele mesmo ter aberto.

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.


Seu pedido para se tornar um professor de Hogwarts

Encerrando seu potencial em Hogwarts durante anos na Câmara Secreta é significante porque é o único lugar que Riddle se sente em casa. Sua afinidade com o lugar é tanta que ele pergunta a ambos Professor Dippet e Dumbledore  se ele pode se tornar professor.

Isso não é comum para um bruxo sem afinidade por nada ou alguém mas Dumbledore insinua duas razões para o pedido de Riddle: um desejo de saber todos os segredos do castelo e a crença que Hogwarts poderia ajudá-lo a construir uma base de apoio. Ele já tinha obtido sucesso como estudante, então quanto mais sensacional seria ganhar seguidores com uma posição de influência? Na época de seu segundo pedido havia também um novo incentivo: esconder uma de suas Horcruxes.

A morte de seu pai trouxa

Riddle nunca pensou muito sobre os trouxas – ele estava convencido que sua mãe não podia ser uma bruxa porque, mesmo aos 11, Riddle viu a morte como uma fraqueza dos trouxas; provavelmente pensou em um meio mágico para imortalidade.  Depois ele buscaria realizar isso, mas não antes de ter aprendido que suas habilidades mágicas vieram de sua mãe. Ela também concedeu a ele linhagem sonserina e status de ofidioglota e é bem possível que ela o tenha deixado  com uma tendência de violência e instabilidade, já que sua família era conhecida por essas coisas.

A descoberta de que seu pai trouxa deserdou sua mãe parece ter sido um catalisador para Riddle. Em seus momentos sabendo a verdade ele matou seu pai e avós. Ele até se gaba disso para Harry, enquanto Harry está de frente para o túmulo do Senhor Riddle

Há uma certa auto- repugnância não reconhecida no ódio pelos trouxas de Riddle. Ele não nega seu status de mestiço mas ele tem certeza que trouxas são inferiores, incluindo seu próprio pai. Sua maldade com os nascidos trouxas é conectada : Riddle pode ser mestiço, mas trouxas de nascença não podem reivindicar herança bruxa, entretanto para ele eles são tão inferiores quanto os próprios trouxas. Riddle também odeia os trouxas porque eles o lembram de sua infância e o pai trouxa que desamparou ele.

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.


 Escolhendo Harry

Todavia, quando Riddle escuta a profecia que determinará o destino de sua jornada com Harry, ele faz uma escolha inesperada.

Sabemos que a profecia poderia estar se referindo tanto a Harry quanto a Neville, mas Riddle parece não ter levado em consideração Neville, que como um puro-sangue incorpora toda superioridade bruxa que Riddle acredita ser um ideal.Ao invés disso, ele decide marcar Harry pela sua estranha particularidade,*hierarquia internalisada*. Riddle identifica Harry como uma grande ameaça, pois como Dumbledore diz,ele sente que o perigo é mais provável de vir daquele com quem ele tem um laço(ou semelhança) mais forte.


Criando Horcruxes

Suas escolhas resultam em Harry se tornando a Horcrux que Riddle nunca pretendeu criar, quando sua alma já estava instável e se divide durante o fracasso em matar Harry. Até qentão, Riddle já havia criado um número de Horcruxes: seu diário, Anel de Marvolo Gaunt,medalhão de Sonserina, Taça de Lufa-Lufa, Diadema da Corvinal. Depois ele escolhe sua cobra,Nagini, para guardar aquilo que ele acredita ser a sexta e última parte de sua alma fora de seu corpo, quando na verdade é a sétima.

Todos estes artefatos são importantes para Riddle.Três relacionados à Hogwarts, e o anel de Gaunt simboliza a herança. O diário demonstra suas habilidades mágicas, e Nagini exemplifica sua ascendência sonserina.Cada parte com qualidades que repercutem o que Riddle apresentou em sua infância: um desejo por poder e tendência de colecionar troféus.

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.

Mas também demonstram o quão longe ele foi.Cada escolha que ele faz uso de magia para demonstrar seu poder. E não basta Riddle ter escapado do mundo trouxa. Ele quer subjugá-lo completamente. Seu principal estímulo, é mostrar que ele é especial, poderoso, imortal. Ao provar isso, ele parece dizer, que suas conquistas anulam sua origem mestiça.