Você notou esses easter eggs na Borgin & Burkes que se tornaram importantes mais tarde?

0 Comments

Escrito por: Wizarding World - Link | Tradução: Isabela Lopes

Descendo a Knockturn Alley, você encontrará a sombria loja Borgin & Burkes, que é especializada em artefatos de magia das trevas. Mas você sabia que muito do estoque da loja acabou se tornando itens importantes nos livros posteriores de Harry Potter?

As histórias de Harry Potter estão cheias de easter eggs ao longo da série, se você souber onde procurá-los. Particularmente, a loja indescritível de Borgin & Burkes, que Harry acidentalmente visita em Harry Potter e a Câmara Secreta, é cheia de itens e acontecimentos suspeitos que aparecem mais tarde na história. Aqui estão cinco exemplos.

O Colar Amaldiçoado

Ele parou para examinar as longas voltas de uma comprida corda de enforcamento e para ler, com um sorriso malicioso, o cartão apoiado em um magnífico colar de opalas. Cuidado: Não toque. Amaldiçoado – Ceifou a Vida de Dezenove Proprietários Trouxas até o momento.

Harry Potter e a Câmara Secreta

Quando Harry cai acidentalmente na Borgin & Burkes após um deslize com o Pó de Flu, ele se encontra cercado por todos os tipos de artefatos mágicos duvidosos que não deveriam cair em mãos erradas. Infelizmente, um colar em particular que Harry percebe na loja em seu segundo ano cai nas mãos erradas de alguém no seu sexto ano.

Sim, este colar (etiquetado “amaldiçoado”) aparece novamente em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, quando a colega de Quadribol de Harry, Kátia Bell, acidentalmente o toca. Ao que parece, o colar era, na verdade, destinado a Alvo Dumbledore, e parte da trama em andamento envolvendo Voldemort e os Comensais da Morte de se livrar dele durante o sexto ano de Harry.

Antes mesmo desse momento, Hermione avista o colar na loja no início do livro, onde sabemos que ele custa mil galeões e meio. A joia amaldiçoada deve ter ficado parada na loja por anos, apenas esperando a hora certa.

A Visita de Lúcio

– Sr. Malfoy, que prazer revê-lo – disse o Sr. Borgin untuoso como seus cabelos. – Encantado, e o jovem Malfoy, também, encantado. Em que posso servi-los? Preciso lhes mostrar, chegou hoje, e a um preço muito módico...

– Não vou comprar nada hoje, Sr. Borgin, vou vender – disse o Sr. Malfoy.

Harry Potter e a Câmara Secreta

É na Borgin & Burkes que encontramos pela primeira vez um dos vilões mais importantes da história, Lúcio Malfoy, o pai de Draco. Ao sermos apresentados ao personagem, descobrimos que Lúcio está vendendo alguns de seus pertences menos inócuos para não ter problemas com o Ministério da Magia por possuir tais bens. No final de A Câmara Secreta, descobrimos que um de seus itens mortais é o diário de Tom Riddle, que ele coloca entre os pertences de Gina Weasley durante a mesma viagem ao Beco Diagonal. Numa cena deleta do filme A Câmara Secreta, Lúcio Malfoy é visto com um objeto misterioso que “não está à venda” durante a transação. Somos levados a acreditar que este é o diário que ele estava guardando para que pudesse infiltrá-lo em Hogwarts, onde o fragmento de Tom Riddle ajudaria a abrir a Câmara Secreta.

A Mão da Glória

– Ah, a Mão da Glória! – disse o Sr. Borgin, abandonando a lista do Sr. Malfoy e correndo para perto de Draco. – Ponha-lhe uma vela e ela dá luz apenas a quem a segura! A melhor amiga de ladrões e saqueadores! O seu filho tem ótimo gosto, meu senhor.”

Harry Potter e a Câmara Secreta

No livro A Câmara Secreta, vemos o jovem Draco Malfoy fascinado pela mão arrepiante na Borgin e Burkes, quando ele pergunta se o pai pode comprá-la. Não teve sorte, mas Draco teria a mão eventualmente... Ele a usa como parte de sua missão secreta para levar os Comensais da Morte para dentro de Hogwarts durante Harry Potter e o Enigma do Príncipe!

– Ele saiu da Sala cerca de uma hora depois de começarmos a vigiar –  disse Gina. – Ele estava sozinho, segurando aquele braço enrugado horroroso.

– A Mão da Glória –  disse Rony. – Dá luz apenas para quem a segura, lembram?

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Os Armários Sumidouros

Malfoy parecia estar lutando contra a vontade de gritar ou vomitar. Ele engoliu a seco e respirou fundo várias vezes, olhando para Dumbledore, sua varinha apontando diretamente para o coração do outro. Então, como se não conseguisse se conter, ele disse: “Eu tive que consertar aquele Armário Sumidouro que ninguém usava há anos. Aquele em que Montague se perdeu ano passado.”

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Outro item da Borgin & Burkes que ajudou Malfoy durante sua trama secreta para matar Dumbledore ao longo de O Enigma do Príncipe - dois deles, para ser específico. Um Armário Sumidouro é um item mágico que esconde o que quer que seja colocado dentro dele (incluindo pessoas) - mas também funciona como um portal se conectado a outro.

Para a sorte de Malfoy, dois Armários Sumidouros estavam na Borgin & Burkes e em Hogwarts, respectivamente, tornando-os o  catalisador perfeito em sua missão secreta para levar os Comensais da Morte para dentro do castelo no sexto livro.

Mas, na verdade, descobrimos os armários muito antes na história de Harry Potter.  Vemos Filch confiscar o móvel encantado em Harry Potter e a Câmara Secreta, por exemplo. E o armário aparece novamente em Harry Potter e a Ordem da Fênix porque Fred e Jorge enfiam o Monitor Chefe da Sonserina, Montague, dentro dele. O armário é então movido para a Sala Precisa, e num determinado momento, Harry passa direto por ele.

Ao reler os livros, percebemos que os gêmeos Weasley inadvertidamente avisaram Draco sobre o armário, o qual ele mais tarde usaria para efeito mortal...

A história de Lorde Voldemort

– Então Voldemort foi para Borgin & Burkes, e todos professores que o admiravam comentaram o desperdício que era um jovem bruxo brilhante como ele trabalhar numa loja. Contudo, Voldemort não era um mero balconista. Educado, bonitão e inteligente, logo passaram a encarregá-lo de certas tarefas que só existem em um lugar como a Borgin & Burkes, que se especializa, como você sabe, Harry, em objetos com propriedades poderosas e incomuns. Voldemort foi instruído a persuadir as pessoas a cederem seus tesouros aos sócios, para venda, e ele era, segundo todos dizem, muito talentoso nisso.” 

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Sempre soubemos que a Borgin & Burkes era uma loja que atraía má companhia, mas não sabíamos que um dos bruxos mais sombrios do mundo mágico realmente trabalhou lá. Sim, o jovem Tom Riddle foi empregado de Borgin e Burkes em sua juventude, e é lá onde seu fascínio por certas bugigangas mágicas se tornou uma parte significante de sua vida. Como Dumbledore ensina a Harry, ele mais tarde irá transformar itens preciosos em Horcruxes...