A luz e as trevas de Severo Snape

0 Comments
É possível definir Snape como um personagem bom ou mau? Ou ele simplesmente é complicado demais ?
    
Texto: Pottermore (texto original) | Tradução: Clara Monnerat
Para os simpatizantes de Snape, ele era um ambicioso e astuto herói da Sonserina com um final trágico. Para aqueles que simplesmente nunca podem perdoá-lo, Snape era um professor desnecessariamente cruel que queria tornar a vida de todo mundo tão miserável quanto a dele próprio. Lógico que é uma pergunta pertinente e importante: Snape era um homem do bem ou do mal? Isso é algo que pode ser determinado? Provavelmente não mas vamos analisar uma das figuras mais controversas do mundo bruxo.

Ele desprezou Harry à primeira vista

Severus Snape. © JKR/Pottermore Ltd.™ Warner Bros.
                 

Quando conhecemos Snape pela primeira vez, ele era um vilão pantomima, com seu nariz aquilino e seu cabelo seboso. Sabemos que Snape detestava Harry porque ele o fazia lembrar-se de James, seu valentão de infância, embora Harry não tivesse feito nada para ganhar o desdém de Snape. Como Dumbledore ressaltou uma vez, a personalidade de Harry era bem mais parecida com a de sua mãe mas mesmo assim, Snape só enxergava o que queria enxergar - e por alguma razão, era um garoto arrogante e presunçoso de 11 anos. Como tal, Snape era uma fonte constante de miséria na vida de Harry e já que Hogwarts era para ser um refúgio para O Menino que Sobreviveu depois de sua infância com os Dursley,  não temos certeza se podemos perdoá-lo em um piscar de olhos. Tendo dito isso...

Ele foi forçado a cuidar da cópia decalcada de seu valentão de infância
          

Apenas imagine que, por um momento, que você se comprometeu a passar mais de uma década cuidando do filho de uma pessoa que fez da sua vida um inferno. E não apenas isso mas a criança em questão, é a cópia dessa pessoa. Seria difícil não ter um certo prazer vê-la ir mal na aula de Poções, não é mesmo ? 

¨ O escritório se dissolveu mas se reformou instantaneamente. Snape estava andando pra cima e pra baixo em frente de Dumbledore:
"Medíocre e arrogante como o seu pai, um quebrador de regras, deleitando-se em se achar famoso, inpertinente."
"Você vê o que você quer ver Severus", disse Dumbledore, sem tirar os olhos de uma copia do Transfiguração Hoje. "Outros professores dizem que o garoto é modesto, amável e razoavelmente talentoso. Pessoalmente, eu acho ele uma criança encantadora."
(Harry Potter e as Relíquias da Morte)

Ele era cruel com Hermione e Neville sem motivo



Digamos que entendemos e aceitamos porque Snape tratava Harry como resíduo do pó de Bubotúbera enquanto lecionava em Hogwarts. Entretanto, não havia desculpa para ele ser tão cruel com o pobre Neville. E até mesmo Hermione recebeu uma observação terrível quando Snape chamou uma adolescente ambiciosa e inteligente de "insuportável sabe-tudo."

Mas Neville parecia aguentar as consequências do desdém de Snape quando ele não estava ocupado com Harry e seu amigo. Neville pode não ter sido o mais apto em Poções do primeiro ano mas qual de nós nunca errou os ingredientes enquanto cozinhava e obteve resultados decepcionantes?  Neville precisava de ajuda, não ser constantemente repreendido. E pior-Snape até mesmo ameaçou a vida de Trevor, o sapo! 

O medo de Snape que Neville tinha era tão grande que seu Bicho-Papão assumiu a forma dele e é bem desconcertante que o pior medo de uma criança seja um de seus professores. 

Entretanto, como isso é um debate, iremos dizer isso. já que Neville também poderia ter sido o alvo da profecia que eventualmente levaria à morte de Lílian Potter, faria sentido se Snape o detestasse tanto quanto Harry por causa disso.  Porque se a profecia tivesse sido interpretada que descrevia Neville, Lílian teria vivido. 

...Mas enfim. É um avanço. E também: Trevor!

Ele era um produto de sua criação
  


Apesar de não sabermos muito sobre a vida doméstica de Snape. ele certamente veio de uma família fragmentada. Nas memórias de Lílian que Harry observa na Penseira, ele não parece particularmente alegre quando Lílian pergunta sobre seus pais e Snape brevemente menciona como eles tem discutido.  Há outra observação tensa feita sobre o pai Trouxa de Snape, que aparentemente não gosta muito de nada.

Sendo assim, Hogwarts deveria ser o lugar onde Snape poderia ter um novo começo. Como um aluno particularmente talentoso, ele deveria ter se dado bem na escola bruxa mas não o fez e foi tudo porque Sirius e James o escolheram como alvo desde o primeiro dia.  Como alguém não poderia ficar amargurado pela perda insubstituível de felicidade e possibilidades graças à uma dupla de quebradores de regra populares da Grifinória? 

Seu amor por Lílian

© JKR/Pottermore Ltd.™ Warner Bros.

Possivelmente o único ponto resgatável de Snape era seu amor e devoção infinito por Lílian Potter. A amizade deles eram uma das coisas mais importantes da vida dele e o destruía ver seu inimigo correr atrás dela também. Lógico, eventualmente foi o declínio de Snape para as Artes das Trevas e sua admiração por Voldemort que levaram Lílian a dar-lhe as costas de uma vez por todas.  Depois da morte dela, pela qual ele se sentiu responsável, ele dedicou o resto de sua vida para proteger o único filho dela. O quê poderia ser mais heroico e auto-sacrificial do que isso? Um ponto para o time Snape!  Ah mas... 

 Ele teria deixado James e Harry morrerem 

Já que isso não aconteceu, é difícil dizer com certeza mas quando Snape percebeu que ele tinha acidentalmente contado à Voldemort sobre a profecia sobre Harry e sabendo que ele pretendia matar a família, correu para Dumbledore... apenas para salvar Lílian. Como Dumbledore ressaltou, ele teria ficado bem feliz de deixar Voldemort ir atrás dos seus inimigos, contanto que a mulher que ele amava fosse protegida. O que, devemos dizer, é ter "Luna fazendo a narração do jogo de Quadribol" de jogadas ruins. 

"E se ela significa tanto para você", disse Dumbledore," talvez Lord Voldemort a pouparia para você?"
"Você não poderia pedir em favor da mãe, em troca do filho?"
"Eu pedi, eu pedi."
"Você me enoja", disse Dumbledore, e Harry nunca havia ouvido tanto desgosto em sua voz. Snape pareceu se encolher um pouco, você não se importa então com as morte do marido e do filho dela? Eles podem morrer se você conseguir o que você quer?
Snape não disse nada, ele apenas olhou para Dumbledore.
Esconda todos eles então ele choramingou. Mantenha ela, eles a salvo por favor." (Harry Potter e as Relíquias da Morte)

Há muito mais que pode ser dito sobre o anti-heroísmo de Snape, seus erros terríveis, sua personalidade antagonística. Lógico que ele eventualmente acabou sendo o homem de Dumbledore e passou seus anos finais lutando pela causa certa. Ele ficou revoltado quando descobriu que o próprio Harry teve que morrer para derrotar Voldemort, depois de passar anos protegendo-o mas mesmo assim ensinava Poções de uma maneira cruel, humilhante e dominadora. 

Então teria como você definir Snape como bom ou ruim? 

Bem, como você talvez tenha adivinhado, a resposta para isso nunca será simples. Desculpe ser um estraga-prazeres mas você sabia que nunca poderíamos classificar Snape. Temos certeza de que todos vocês tem suas próprias opiniões sobre as ações dele mas achamos que a verdadeira resposta é que ninguém é inteiramente bom ou ruim no final; apenas feitos de diferentes nuances. Snape fez coisas terríveis e coisas incríveis: ambas as afirmações são verdadeiras ao mesmo tempo. Essa é a questão sobre Snape - ele era quase impossível de classificar,  o que torna seu personagem um triunfo e um personagem que ainda estamos debatendo mais de vinte anos depois.

Então deixaremos que você se decida em relação à Snape mas oriente-se por essas palavras proferidas por Sirius Black em A Ordem da Fênix: "Todos nós temos luz e trevas dentro de nós. O que nos define é o lado em que escolhemos agir. Esse é quem realmente somos."