MinaLima discute sobre sua edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal

0 Comments

Texto: Wizarding World | Tradução: Isabela Lopes

A equipe de design dos filmes de Harry Potter e Animais Fantásticos, lidera por Miraphora Mina e Eduardo Lima, criaram um versão de Harry Potter e a Pedra Filosofal com ilustrações deslumbrantes e 8 elementos de papercraft - já disponível. Aqui, a dupla fala sobre o processo criativo por trás do seu último projeto.

O estúdio de design MinaLima sabe uma coisa ou outra sobre como ilustrar o Mundo Mágico, tendo criado adereços icônicos  (de jornais do Profeta Diário até o Mapa do Maroto) para todos os filmes de Harry Potter e Animais Fantásticos. Agora, eles estão ilustrando um livro de Harry Potter pela primeira vez.



Este livro foi uma grande responsabilidade porque se tornou um clássico moderno - amado por milhões de crianças pelo mundo inteiro,” explica Eduardo. “Os fãs de Harry Potter têm paixão por este mundo mágico, um gosto pelo qual nós nunca tínhamos experienciado antes, embora tenhamos trabalhado com vários contos clássicos como A Bela e a Fera ou Pinóquio, que na verdade estão conosco há séculos.”

Nós começamos pela leitura do livro e criando um ‘mapa do livro’ onde nós identificamos momentos chaves, reviravoltas inusitadas e oportunidades visualmente interessantes. Depois, nós decidimos se estas situações seriam melhor representadas por ilustrações de página inteira, ilustrações pontuais, ou elementos interativos.



Esta edição apresenta o texto completo e integral de J. K. Rowling acompanhado pelas belas ilustrações coloridas em quase todas páginas. A equipe de design até incluiu alguns papercraft surpresas para os leitores, como uma carta de aceitação de Hogwarts dobrável.

É também um processo tridimensional muito técnico”, acrescenta Eduardo. “Nós precisamos ter certeza de que as inserções e recursos estejam espalhadas pelo livro de forma uniforme e que a fabricação em volume seja viável - quase o contrário de projetar um livro como um adereço de filme!

Claro, o primeiro livro de Harry Potter nos apresenta tantas imagens (de personagens amados a lugares icônicos) que estão agora cravadas nas memórias dos fãs de Harry Potter para sempre. Então, quais ilustrações em particular foram as favoritas de MinaLima?

Enquanto Eduardo opta pela introdução de Hogwarts, Mira opta pelo... “Beco Diagonal! As partes interativas são onde precisamos considerar uma abordagem que seja mais 3D e lúdica; este está cheio de conteúdos ricos até à borda para que o leitor descubra... Esperamos que tanto quanto Harry descobriu em sua primeira visita.”



A equipe também estava muito animada para ilustrar elementos do Mundo Mágico que eles não tiveram a chance de se desafiar antes.

Este livro trouxe novas oportunidades: pudemos trazer à vida algumas peças que são importantes para a história mas que não apareceram nos filmes, por exemplo, o relógio mágico de Dumbledore,” revela Mira.

Não vamos dar spoiler do resto do livro para você, mas simplesmente reflita com MinaLima sobre o porquê dos livros de Harry Potter serem tão amados depois de 20 anos.

Na minha opinião, o atrativo é um mundo mágico ancorado numa realidade que nós já estamos completamente familiarizados,” diz Mira. “Que situação melhor do que sete anos de escola... Harry recebe sua carta de aceitação para Hogwarts quando tem 11 anos, nós também recebemos a confirmação da nossa escola secundária aos 11 anos. E o fato de que é uma carta física, como muitos dos outros ‘adereços’ nesse universo, para mim, nos permite aceitar esta ficção de imediato como nossa nova realidade. Do mesmo modo, dando referência a temas universais como a amizade, igualdade, o bem prevalecendo o mal, amor, etc., o leitor é capaz de se identificar totalmente com as personagens no decorrer de suas jornadas pessoais.”

Harry Potter e a Pedra Filosofal (Edição MinaLina) já foi lançado, publicado pela Scholastic nos Estados Unidos e disponível no Reino Unido pela Bloomsburry.

Você pode também adquirir um livro da edição assinado pela loja MinaLima.

Feliz leitura!