RETROSPECTIVA: SEMANA CÁLICE DE FOGO

0 Comments
Maio começou e sua primeira semana foi repleta de curiosidades sobre "Harry Potter e o Cálice de Fogo" do especial Harry Potter da página da Accio NewsConfira abaixo o resumo das curiosidades e informações que trouxemos sobre a quarta história da saga. 




Com o feriado do Dia do Trabalhador, começou nosso especial sobre o quarto livro/filme da saga, marcado pelo Torneio Tribruxo e a volta de Lord Voldemort.

MALFOY PELADO?
Originalmente no roteiro de "Harry Potter e o Cálice de Fogo" Draco Malfoy apareceria nu. Para dar um tom mais cômico ao filme, após Draco ser transformado em uma Doninha, ele se transformaria em Draco novamente, pelado, e correria assustado pela floresta enquanto outros alunos ririam dele.
A cena foi deixada de lado pois poderia ser considerada imprópria para o público mais jovem - Tom Felton, que interpretou Draco Malfoy, ficou bastante satisfeito com o cort
e.

Confira aqui o relato de Tom Felton sobre a cena.

A WEASLEY SONSERINA
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

Enquanto escrevia Harry Potter e o Cálice de Fogo, ao chegar na metade do livro, J.K Rowling ficou muito insatisfeita com o resultado, e modificou diversas coisas - esse foi um dos motivos que fez Harry Potter e o Cálice de Fogo ser o primeiro livro da saga a atrasar o prazo dado pela editora.


Uma das modificações de J.K foi tirar da história a personagem Mafalda Weasley, prima de segundo grau dos Weasleys.

Mafalda Weasley seria uma bruxa nascida trouxa - filha do primo de segundo grau dos Weasleys que é corretor, mencionado em A Pedra Filosofal. Aos 11 anos ela recebe sua carta de Hogwarts, surpreendendo seus pais, que pedem para Arthur e Molly introduzí-la no mundo da magia. Os Weasleys aceitam recebê-la para as férias de verão na Toca - e ela iria com eles para a Copa Mundial de Quadribol. 

Porém, os Weasleys logo se arrependem: Mafalda se revela a criança mais desagradável que eles já haviam conhecido, e Sra. Weasley desconfiam que seus pais só queriam se livrar dela por um tempo. Mafalda ao chegar em Hogwarts seria selecionada para a Sonserina, e seria a responsável na trama por transmitir certas informações sobre os Comensais da Morte para Harry, Rony e Hermione, já que muitos alunos da Sonserina são filhos de comensais da morte e estariam circulando boatos no Salão Comunal. Apesar de ser uma espécie de antagonista na trama, ela manteria contato com Harry, Rony e Hermione pelo parentesco com os Weasleys. Mafalda seria uma criança extremamente talentosa em magia, e se tornaria rival de Hermione, que logo se torna a pessoa a mais detestá-la. 

Infelizmente, houveram limites óbvios para as informações que uma criança de 11 anos conseguiria obter dentro de uma escola, então Rita Skeeter (que já existia na primeira versão do livro) acabou sendo mais desenvolvida, ganhando mais destaque e se tornando a fonte dessas informações, fazendo Mafalda Weasley ser descartada da história.

MIKE NEWELL VS WEASLEY

Após passarem dois anos com Chris Columbus e um ano com Alfonso Cuarón, no quarto filme foi a vez de Mike Newell dirigir um filme de Harry Potter.
Mike Newell ficou conhecido como o diretor mais "teatral" da saga, pois ele simplesmente "surtava" (no bom sentido da palavra) ao fazer demonstrações e mostrar como os atores deveriam ser em cena.
Insatisfeito com a cena em que Fred e Jorge brigam após serem repelidos pelo Cálice de Fogo, Newell encenou como uma briga deveria ser com Oliver Phelps (que interpreta Jorge). Eles se excederam tanto na briga que Newell acabou saindo realmente machucado.

Confira aqui a "briga" de Mike Newell com Oliver Phelps.

NATALIE MCDONALD
A imagem pode conter: texto

Em "Harry Potter e o Cálice de Fogo", na seleção das casas no banquete de início de ano, uma personagem chamada Natalie McDonald é selecionada para a casa da Grifinória. 


Em 1999, enquanto J.K Rowling escrevia Cálice de Fogo,
Natalie McDonald enfrentava a leucemia. Ela era muito fã de Harry Potter, e segundo sua mãe, Harry Potter era a fuga que ela tinha daquele momento tão doloroso - era a coisa que a deixava realmente feliz.

Então, uma amiga da família chamada Annie Kidder decidiu escrever a J.K Rowling falando sobre Natalie, e os fãs fizeram a carta chegar até J.K Rowling. Infelizmente, não chegou a tempo. O e-mail só chegou a J.K Rowling um dia depois de Natalie ter falecido, dia 3 de Agosto. Mesmo com a sensação de que poderia ser tarde demais, ela respondeu.

“O e-mail de Jo era lindo”, Kidder diz. “Ela não patrocinou Natalie, ou disse que tudo estava muito bem; ela escreveu para ela como um ser humano que estava passando por um momento difícil. Ela falou sobre seus livros e seus personagens e quais ela gostava mais”. E o mais memorável de tudo, Rowling livremente compartilhou os segredos de seu quarto livro, detalhes que a mídia e os fãs esperaram por mais 11 meses para saber.

J.K Rowling acabou virando amiga da mãe de Natalie, e Natalie McDonald foi eternizada em Harry Potter e o Cálice de Fogo.

HARRY POTTER E O TORNEIO MALDITO
Nenhum texto alternativo automático disponível.

O primeiro título pensado para "Harry Potter e o Cálice de Fogo" foi "Harry Potter and the Doomspell Tournament" (em tradução livre, algo como Harry Potter e o Torneio Maldito).


Muitos acreditaram que este seria o título do quarto livro da saga e isso chegou até a ser oficializado (como vocês podem ver na foto acima, um banner de divulgação da Scholastic, editora de Harry Potter nos Estados Unidos). Porém, o título acabou alterado.

Rowling mudou de ideia algumas vezes em relação ao título do quarto livro, conforme ela disse em entrevista a Entertainment Weekly:

"A questão do título foi por uma razão muito mais prosaica: Eu mudei de ideia duas vezes sobre qual seria. O título de trabalho tinha sido Harry Potter e o Torneio Maldito. Então mudei Torneio Maldito para Harry Potter e o Torneio Tribruxo. Então eu estava cambaleando entre Cálice de Fogo e Torneio Tribruxo. No final, eu preferi Cálice de Fogo porque tem esse mistério de "torneio do destino" sobre ele, que é o tema do livro."

O HINO DE HOGWARTS

Os alunos de Hogwarts cantando o hino da escola após a chegada dos alunos de Durmstrang e Beauxbatons foi uma das cenas deletadas de Harry Potter e o Cálice de Fogo. 

Confira aqui a cena deletada.

A VERDADEIRA DOR DE CABEÇA DE J.K ROWLING
A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna

Muito se fala sobre J.K Rowling ter sofrido o famoso "bloqueio de criatividade" no quinto livro da saga, Harry Potter e a Ordem da Fênix, por ser considerado o livro mais massivo da saga. 


A grande verdade é que a verdadeira dor de cabeça de J.K Rowling foi o quarto livro, Harry Potter e o Cálice de Fogo. O livro que teve seu título alterado e que atrasou alguns meses o prazo estipulado pela editora, atrasando então seu lançamento. 

"Enquanto escrevia o Quatro, percebi que havia uma falha séria com a trama que nunca tinha acontecido comigo antes. O problema que eu havia dado ao Harry era completamente solucionável, e se eu o tivesse resolvido, então, não chegaria ao final que precisava. Eu tive alguns dos meus piores momentos com esse livro. No Natal eu cheguei ao fundo do poço: ‘Será que sou capaz de escrevê-lo?’ eu me perguntava. No final era só persistência, pura teimosia. Levou meses. Eu tive que analisar muito do que já tinha escrito e tomar um caminho diferente para o final. Eu reescrevi um capítulo 13 vezes, embora nenhuma pessoa que tenha lido consiga perceber qual foi ou saber a dor que me causou" J.K Rowling.

SAUDADES SRA. WEASLEY
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Harry Potter e o Cálice de Fogo é o único filme em que Julie Walters, atriz que interpreta Molly Weasley, não aparece. A atriz sequer chegou a ser escalada para o filme, e revelou na época que ficou chateada mas que entendia a dificuldade de colocar todos os detalhes do livro na trama.

MOPSY, A VELHA LOUCA DOS CACHORROS

J.K Rowling pretendia incluir uma personagem obcecada por cães em Harry Poter e o Cálice de Fogo. Ela se chamaria Mopsy e viveria nos arredores de Hogsmeade. Mopsy seria a responsável por abrigar Sirius (como cachorro) quando ele tentasse visitar Harry. Sirius não relevaria sua verdadeira identidade a ela.


Mopsy foi cortada da história por sugestão do editor de Rowling, que achou que ela não acrescentava muito a trama. Rowling então cortou a personagem, abrigando Sirius em uma caverna próxima a região de Hogsmeade.

THE WYRD SISTERS
A imagem pode conter: 4 pessoas

A adaptação cinematográfica de Harry Potter e o Cálice de Fogo sofreu um processo judicial antes mesmo de seu lançamento em 2005. Isso por causa do polêmico nome "The Wyrd Sisters", o original de "As Esquisitonas".


Antes mesmo do lançamento havia sido confirmado que apareceria a banda "The Wyrd Sisters" no filme, interpretada por rockeiros britânicos já conhecidos.O problema é que já existia desde 1990 uma banda Canadense com o nome "The Wyrd Sisters" registrado em cartório, que acusou a Warner Bros de plágio. A vocalista e compositora Kim Baryluk tentou bloquear o lançamento de Cálice de Fogo nos cinemas, o que fez a Warner remover qualquer referência ao nome da banda nos filmes. Ainda assim Baryluk disse que o dano já havia sido feito por uma avalanche de publicidade anterior ao lançamento do filme.

O juiz da Suprema Corte de Ontário foi contra Baryluk, afirmando que a publicidade provavelmente mais ajudaria a banda do que a prejudicaria, e ordenou que ela pagasse os custos legais da Warner Bros na época.

Mesmo após o lançamento do filme, Baryluk deu seguimento ao processo, desejando que destruíssem todos os DVDs, discos, video-games e afins da saga Harry Potter que contenham referência a um ato musical chamado "The Weird Sisters". Segundo ela "Consumidores vão assumir que uma banda Canadense menor e menos famosa está tentando tomar vantagem da fama de Harry Potter copiando o nome da banda de Harry Potter quando de fato o inverso é verdadeiro."

A Warner Bros recorreu e ainda alegou que Baryluk não pagou os custos legais a qual foi condenada.

Somente 5 anos depois, em 2010, o caso foi encerrado e considerado uma "Intimação frívola e um grande despedício de tempo", pois a Baryluk não conseguiu vencer o processo contra a Warner.

AVADA KEDAVRA
A imagem pode conter: 3 pessoas

A palavra aramaica Avada significa "Eu destruo/mato". Considerando que Kedavra significa "como eu falo", logo fica "Eu mato quando falo".


A seguir, são palavras ditas pela própria J. K. Rowling quando estava em um festival de livros em 2004 e deu a explicação sobre o significado de alguns nomes, entre eles Avada Kedavra:



"É um antigo feitiço em aramaico, e é o original de Abracadabra, que significa 'deixe a coisa ser destruída'. Originalmente era usado para curar doenças, matar doenças. Troquei a 'coisa' doença, mas decidi torná-lo a 'coisa' na pessoa que está na minha frente."

JOHN MALKOVICH VOLDEMORT?
A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

John Malkovich foi cogitado para interpretar Lord Voldemort em Harry Potter e o Cálice de Fogo. Haviam muitos rumores na época que confirmam sua participação no filme como o Lorde das Trevas.


O papel acabou então indo para o brilhante Ralph Finnies, que nunca deixou desejar como o vilão terrivelmente frio e cruel do mundo bruxo.




E este foi o conteúdo que reunimos sobre "Harry Potter e o Cálice de Fogo". A partir do dia 08 de Maio daremos início a semana de "Harry Potter e a Ordem da Fênix", trazendo informações e curiosidades sobre a quinta história da saga. Lembrando que todas as postagens do especial virão com a tag #EspecialOrdemDaFênix

Se você perdeu as semanas anteriores, você pode conferir os resumos aqui:


Fiquem ligados na Accio News!