RETROSPECTIVA: SEMANA ENIGMA DO PRÍNCIPE

0 Comments


A nossa semana foi repleta de curiosidades sobre "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" do especial Harry Potter da página da Accio NewsConfira abaixo o resumo das curiosidades e informações que trouxemos sobre a sexta história da saga. 



Dia 15 de Maio começou nosso especial sobre o sexto livro/filme da saga, marcado por romances e viagens ao passado de um dos maiores vilões da história.

O ENIGMA DOS VAZAMENTOS
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna


A sexta história de Harry Potter foi marcada por uma série de vazamentos - tanto livro quanto filme.

Em 2005, antes do lançamento de Enigma do Príncipe, um homem ligou para um repórter do The Sun afirmando ter o manuscrito do livro e que o venderia para a mídia por 50 mil libras. O jornalista foi ao encontro, mas levou a polícia junto, mas o homem estava armado deu dois tiros - o que gerou muita polêmica na época. 
Alguns acreditavam que se tratava de uma estratégia de marketing - como se nessa altura Harry Potter precisasse disso - mas a história na verdade apavorou J.K Rowling. Mais tarde se descobriu que o sujeito era um fugitivo da cadeia e as balas da arma eram balas artificiais. 

Mais tarde a GCHQ - orgão de inteligência e segurança da Inglaterra - teve que intervir em um vazamento de uma suposta cópia de Enigma do Príncipe vazada na internet, impedindo que a mesma viralizasse. Depois de uma análise descobriram que se tratava de uma cópia falsa, mas que graças a GCHQ não propagou pelos fóruns e sites. 

Em 2009 o filme de Enigma do Príncipe (que teve o lançamento adiado devido a greve de roteiristas) sofreu uma série constante de vazamentos que agitaram a internet. Primeiro vazaram o roteiro do filme. Mais tarde começaram a vazar trailers e imagens promocionais, o que atrapalhou bastante a agenda de divulgação da Warner Como se não bastasse, antes do seu lançamento nos cinemas foi vazado os 30 primeiros minutos do filme. Assim que o filme foi lançado nos cinemas, em pouquíssimo tempo já estava disponível para download em diversos sites com boa qualidade de imagem. Apesar de tudo, os vazamentos não interferiram nos lucros do filme, que lotou os cinemas do mesmo jeito e foi mais um sucesso de bilheteria da saga.

LIVRO DOS RECORDS
Nenhum texto alternativo automático disponível.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe entrou no Guinness Book - O Livro dos Records como o livro mais vendido no período de 24 horas. 


Foram vendidos 6,9 milhões de exemplares do livro nas primeiras 24 horas só nos Estados Unidos. 

O record posteriormente foi batido pelo seu sucessor, pois Relíquias da Morte vendeu 8,3 milhões de exemplares em 24 horas nos Estados Unidos.

A FALA CORTADA DO ROTEIRO

No roteiro original de Enigma do Príncipe havia uma fala de Dumbledore que teve que ser cortada.
Após Harry contar sobre seu encontro com a garçonete para Dumbledore, ele diria:
"Uma vez conheci uma moça trouxa de Liverpool que tinha os cabelos como seda fiada. Ninguém poderia resistir..."
J.K Rowling fez questão que Steve Kloves cortasse tal diálogo e revelou para ele o motivo, que na época ninguém sabia: Dumbledore é gay. Logo, não faria sentido ele falar para Harry sobre a paixão por uma mulher.

Confira aqui J.K Rowling e Steve Kloves falando sobre este corte.

A ADAPTAÇÃO CONTROVERSA
A imagem pode conter: 2 pessoas

Vamos abrir o jogo e sermos sinceros aqui: provavelmente Harry Potter e o Enigma do Príncipe é o filme que você menos gosta da saga e provavelmente a pior adaptação dos 7 livros. 

Essa opinião é bastante comum pois o filme de Enigma do Príncipe destoa muito do livro Enigma do Príncipe. Enquanto o sexto livro da saga é bastante sombrio, o filme tem um tom mais divertido, chegando a parecer em alguns momentos uma comédia romântica.

David Yates, diretor do filme, já deu diversas explicações e esclarecimentos em relação a polêmica adaptação:

Segundo Yates, o fato de ser a última vez que veríamos Hogwarts como uma escola e Harry como um estudante, ele queria tornar o ambiente mais divertido e saudável para permanecer uma "boa memória" de Hogwarts, já que a próxima vez em que Hogwarts apareceria nos filmes seria em uma situação trágica: a batalha. Por esse motivo cenas de humor e envolvimentos românticos ganharam tanto destaque no filme enquanto coisas mais importantes para a história - como as memórias de Riddle - foram deixadas mais de lado.

"As memórias de Riddle" é outro ponto polêmico sobre o filme. Enquanto a trama principal do livro gira ao redor disso e temos acesso a muitas memórias do passado do jovem Voldemort, no filme esses momentos são poucos: só vemos 2 memórias nas telas. Segundo Yates, um filme muito preso ao passado e as lembranças tornaria-se muito maçante ao público, e por isso ele decidiu cortar tantas memórias.

Já segundo eu que vos escrevo, apenas uma frase: leia o livro se ainda não o leu. Te garanto que você vai entender muito melhor a história de Harry Potter.

O SOBRINHO DE VOLDEMORT
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas




O ator que interpreta o jovem Tom Riddle na cena do orfanato em Enigma do Príncipe se chama Hero Fiennes-Tiffin.

Hero é sobrinho de Ralph Finnies, ator que interpreta Lord Voldemort a partir de Harry Potter e o Cálice de Fogo.

O CÂNCER DE MAGGIE SMITH
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e atividades ao ar livre

Maggie Smith, renomada e maravilhosa atriz que interpreta Minerva McGonagall nos filmes de Harry Potter, enfrentava um severo câncer de mama enquanto gravava Enigma do Príncipe.

Maggie estava bastante mal de saúde nesta época, mas ainda assim não deixou o projeto de lado. Ela chegou a usar perucas no filme devido a queda de cabelo e em muitos momentos não conseguia se manter em pé por muito tempo. O departamento de artefatos confeccionou especialmente para ela uma cadeira de rodas no padrão dos bruxos, uma espécie de modelo antigo feita em madeira, para ela poder descansar e se locomover pelos estúdios.

Apesar de seus problemas de saúde, Maggie aparece magnífica (como sempre) nos filmes, e mais tarde a mesma fez piada com a situação.

"“Há vantagens no câncer, você sabe. Minha quimioterapia animou o departamento de maquiagem de Harry Potter porque a peruca fixava muito mais fácil sem um único fio de cabelo na minha cabeça.”

Maggie Smith, nós te amamos muito!

O ENIGMA DO TÍTULO
A imagem pode conter: texto

Como todos sabem, o título original do sexto livro é Harry Potter and the Half-Blood Prince, que seria em tradução literal Harry Potter e o Principe de Meio Sangue.

No brasil e em outros países, o termo "meio-sangue" é utilizado apenas para animais, o que fez o termo ser adaptado para "mestiço" nas versões brasileiras dos livros. Esta foi toda a chave do problema para a tradução do título do sexto livro que muitos países além do Brasil tiveram.

Isso fez com que J.K Rowling pedisse para que todos os tradutores dos países que não usavam o termo meio-sangue para seres humanos mandassem para ela três opções de títulos para tentar contornar o problema.

Lia Wyler, tradutora de todos os 7 livros da saga enviou as opções "O Príncipe Mestiço", "O Misterioso Príncipe" e "O Enigma do Príncipe". O título que J.K Rowling mais gostou foi o terceiro, que acabou se tornando o título oficial.

Sim, é isso mesmo que você leu: foi a própria J.K Rowling que preferiu "Enigma do Príncipe" a "Principe Mestiço".

BOYHOOD

No filme "Boyhood - Da Infância a Juventude" em uma das cenas da fase da infância de Manson - personagem principal - ele aparece em um evento de lançamento do livro Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

O filme levou 12 anos para ser gravado e nele você vê o ator crescendo de verdade conforme os anos passam no filme. Na fase da infância ele e sua irmã são fãs de Harry Potter, e em outra cena no início do filme sua mãe lê um trecho de Harry Potter e a Câmara Secreta para eles antes de dormir.

Confira aqui a cena do evento de lançamento de Harry Potter.

RUPERT?
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

Tanto no livro quanto no filme o Professor Slughorn parece não prestar muita atenção em Rony - que fica extremamente frustrado - e vive chamando o menino pelo nome errado.

Essa foi uma das maneiras que J.K Rowling encontrou de homenagear Rupert Grint, ator que interpreta Rony Weasley, colocando Slughron para chamar Rony de Rupert. Confira um trecho de Enigma do Principe:

"- Eu testei todas contra veneno - ele assegurou a Harry, enquanto vertia grande parte da primeira garrafa em um copo, que classificou como balde devido ao tamanho, e deu a Hagrid. - Testei todas as garrafas depois do que aconteceu a seu pobre amigo Rupert."



LILÁ BROW


Confira o teste de cenas de Jessie Cave para interpretar Lilá Brow.

Atualmente a atriz também é cartunista, tendo lançado até um livro em quadrinhos chamado LoveSick.

Confira aqui os testes de Jessie Cave.

A CARTA DE JK ROWLING
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up

Draco Malfoy ganha destaque na trama de Enigma do Príncipe, e para Tom Felton foi um desafio a mudança de nuance do personagem, que antes só aparecia nos filmes praticando bullyng com os colegas da Grifinória. 

Tom Felton fez um ótimo trabalho no filme, tão ótimo que recebeu uma carta de J.K Rowling parabenizando sua atuação em Enigma do Príncipe. O ator simplesmente ficou em êxtase e colocou a carta em um quadro.

TOM RIDDLE
A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

A ideia original em Enigma do Príncipe era trazer Christian Coulson, ator que interpreta Tom Riddle adolescente em Câmara Secreta, de volta para as cenas da adolescência de Riddle. Infelizmente acabou não rolando, pois o ator já estava com 30 anos. 


O papel acabou ficando com Frank Dillane.


E este foi o conteúdo que reunimos sobre "Harry Potter e o Enigma do Príncipe". A partir do dia 22 de Maio daremos início a última semana do especial, com "Harry Potter e as Relíquias da Morte", trazendo informações e curiosidades sobre a sétima e última história da saga. Lembrando que todas as postagens do especial virão com a tag #EspecialRelíquiasDaMorte

Se você perdeu as semanas anteriores, você pode conferir os resumos aqui:



Fiquem ligados na Accio News!


Tecnologia do Blogger.