RETROSPECTIVA: SEMANA RELÍQUIAS DA MORTE

0 Comments
Chegamos ao capítulo final de nosso Especial Harry Potter da página da Accio News. Foram 7 semanas repletas de fatos curiosos e interessantes sobre os 7 livros e 8 filmes da saga Harry Potter.

Obviamente quem fechou nosso especial foi Harry Potter e as Relíquias da Morte, sétimo e último livro da saga onde Harry ao lado de Rony e Hermione inicia sua jornada para destruir Lord Voldemort.


A semana de Relíquias da Morte teve início no dia 22 de Maio, e por ser tratar do último volume da saga e ter dois filmes, aumentamos a quantidade de postagens para fechar com chave de ouro. Confira-as abaixo:

J.K ROWLING COMO PRODUTORA

Apesar de sempre ter supervisionado as gravações dos filmes, aprovando ou desaprovando ideias e servindo de fonte para consultas bem específicas, J.K Rowling nunca participou diretamente da produção dos filmes.
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 é o primeiro filme da saga onde J.K Rowling fez parte da equipe de produção, assinando como produtora tanto da Parte 1 como da Parte 2.
O envolvimento direto de J.K Rowling com a produção do filme era algo necessário para encerrar bem a saga nas telonas.

O BEIJO DE RONY E HERMIONE
Um dos momentos mais aguardados de Relíquias da Morte - Parte 2 foi o primeiro beijo de Rony e Hermione.
O diretor David Yates surpreendeu Emma e Rupert avisando que a cena seria gravada no dia seguinte, o que deixou os dois bastante nervosos. A cena teve que ser repetida algumas vezes, e a risada que se vê após o beijo não estava no roteiro: os atores realmente riram após se beijarem e o diretor achou adorável e manteve na versão final.
Confira aqui os bastidores da cena do beijo

A EXCEÇÃO DA WARNER
Todos os filmes da produtora Warner Bros iniciam com o logo da produtora antes de qualquer cena. Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 é o único filme da Warner Bros onde há uma cena antes de aparecer o logo da produtora.
A cena em questão é quando Voldemort lança um raio de luz branca ao céu quando consegue por as mãos na varinha das varinhas.
Essa é uma das provas da força de Harry Potter, que dentre milhares de filmes é o único a ter um momento antes do tão conhecido logo da Warner.


O FILHO BRUXO DE DUDA
J.K Rowling havia imaginado um último plot twist para o último capítulo de Relíquias da Morte: Duda teria um filho bruxo, que teria a mesma idade de Alvo Severo e apareceria no epílogo com seu pai na plataforma 9 3/4.
Ela acabou descartando a ideia pois chegou a conclusão que qualquer gene mágico sumiria ao entrar em contato com o DNA de Tio Válter. Então ela decidiu que os primos apenas manteriam contato enviando cartões de Natal e se vendo eventualmente.
A MORTE DE REMO LUPIN
Nos planos iniciais de J.K Rowling para o fim da saga Harry Potter, Remo Lupin não morreria e iria aparecer no epílogo do último livro. A escritora porém voltou atrás e, segundo a mesma, precisou matá-lo, apesar de ser algo extremamente doloroso para ela.
A morte de Remo Lupin carrega uma grande simbologia, já que ele e Tonks são "os Tiago e Lilian" do futuro: o pequeno Ted Lupin acaba crescendo órfão pois seus pais foram levados pela guerra, mas diferente de Harry, Ted cresceu rodeado de pessoas que o amam.


Confira aqui J.K falando sobre a morte de Lupin

OS ATORES EM TODOS OS FILMES
Muitos atores participaram dos 8 filmes de Harry Potter, mas nem todos apareceram em todos os filmes. Devido a divisão de Relíquias da Morte, muitos atores que estão na saga desde o primeiro filme acabam não aparecendo na Parte 1, como exemplo Maggie Smith que interpretou Minerva Mcgonagall.
Além do trio principal - Daniel, Emma e Rupert - os atores que estiveram presentes em todos os 8 filmes da saga foram: Tom Felton (Draco Malfoy), Allan Hickman (Severo Snape), Robbie Coltrane (Hagrid), Matthew Lewis (Neville Longbotton), Bonnie Wright (Gina Weasley), James Phelps (Fred Weasley), Oliver Phelps (Jorge Weasley) e Devon Murray (Simas Finnigan).
Alguns desses atores aparecem muito brevemente em determinado filme, como Bonnie Wright em Pedra Filosofal (na cena onde Harry conhece os Weasleys) e Devon Murray em Relíquias da Morte Parte 1 (ele aparece apenas sentado no expresso de Hogwarts e não tem fala na única cena em que aparece no filme).

A IRMÃ DE EMMA THOMPSON

A atriz que interpreta Mafalda Hopkirk em Relíquias da Morte - Parte 1 é Sophie Thompson.
Sophie é irmã de Emma Thompson, a atriz que interpreta a professora de adivinhação Sibila Trewlaney.
Curiosidade: a atriz participou de uma edição gringa de Master Chef com celebridades


HELENA E DANIEL
Apesar de Helena Boham Carter interpretar um dos personagens mais maléficos da saga, Bellatrix Lestrange, sua relação com Daniel Radcliffe sempre foi ótima.

Confira aqui um momento de descontração entre os dois atores no set de Relíquias da Morte - Parte 2

VICENT CRABBE
Originalmente, no livro Harry Potter e as Relíquias da Morte é Vicent Crabbe que morre queimado pelo Fogo Maldito na Sala Precisa.
Jamie Waylett, ator que interpreta Vicent Crabbe, foi encontrado em seu carro com seus amigos portando 8 sacos de maconha. O ator foi indiciado e confessou no tribunal que a droga pertencia a ele. Jamie foi sentenciado em 120 horas de serviços comunitários pois já havia sido acusado por posse de cocaína em 2006.
Devido a polêmica com as drogas, Jamie ficou de fora do último filme da saga. No filme Relíquias da Morte - Parte 2, quem morre queimado pelo Fogo Maldito é Gregório Goyle (interpretado por Joshua Herdman).
Um ano após o término da saga nas telonas Jamie foi condenado a dois anos de prisão por participar de manifestações violentas na Inglaterra que pediam esclarecimentos as autoridades sobre o assassinato do jovem Mark Duggan.


A CENA DA DANÇA
Uma das cenas mais polêmicas de Harry Potter é a dança de Harry e Hermione em Relíquias da Morte - Parte 1, após a partida de Rony.
O fandom se divide em relação a essa cena de tal forma:
- Alguns fãs acham que não tem nada a ver mostrar essa aproximação entre Hermione e Harry já que não rola NADA entre eles dois além de amizade
- Alguns fãs acham que a cena é linda e mostra como Hermione e Harry fariam um belíssimo casal e que ela estaria melhor com ele do que com Rony
- Alguns acham que é uma linda forma de expressar o valor de uma amizade, pois Harry e Hermione se consolam em relação a ausência de Rony nesta cena.

Me atrevo a dizer que o terceiro grupo está correto. J.K Rowling afirma que se arrependeu de não ter escrito essa cena nos livros, e que considera ela perfeita.
Confira aqui J.K Rowling falando sobre a cena da dança de Harry e Hermione.

TREWLANEY
A atriz Emma Thompson, que interpreta a nossa querida Professora Trewlaney, quase ficou de fora dos últimos filmes da saga Harry Potter. Em 2008 atriz chegou a declarar com muita tristeza que provavelmente não estaria no último filme. Pouco tempo depois sua pequena participação foi confirmada e Trewlaney aparece em breves momentos da Batalha de Hogwarts em Relíquias da Morte - Parte 2.

CENAS DELETADAS DE RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 1
Confira aqui as principais cenas deletadas de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1

KATE WINSlLET COMO MADAME CINZENTA 
A primeira atriz cogitada para interpretar Helena Ravenclaw - a Dama Cinzenta, fantasma da casa Corvinal - foi Kate Winslet, a eterna Rose de Titanic.
O agente de Kate recusou a oferta pois achou que o papel não combinava com a atriz e também acreditou que ela "não ia querer seguir os passos de outros atores da franquia Harry Potter", seja lá o que isso quer dizer.
O papel acabou ficando com a excelente Kelly MacDonald, que possui uma semelhança física muito grande com Kate Winslet.


CENAS DELETADAS DE RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 2
Confira aqui as principais cenas deletadas de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

FATOS PÓS TÉRMINO
Entre o fim da Batalha de Hogwarts e o começo do Epílogo, 19 anos se passaram e muitas coisas não foram esclarecidas. Confira abaixo alguns fatos que aconteceram após a Batalha de Hogwarts. Vale lembrar que todos os fatos abaixo são fatos oficiais declarados pela própria J.K Rowling:

  • Kingsley Shacklebolt virou Ministro da Magia e lutou para acabar com os preconceitos
  • Hermione foi a única do trio que voltou para Hogwarts para concluir o sétimo ano e pegar seu diploma
  • Rony trabalhou com Jorge nas Gemialidades Weasley depois de alguns anos trabalhando ao lado de Harry como Auror.
  • Luna se casou com o naturalista Rufos Scamander, neto de Newt Scamander
  • Percy voltou a trabalhar no ministério em um cargo d alto escalão ao lado do ministro Kingsley
  • Jorge ficou muito abalado com a morte de Fred e nunca superou a perda do irmão. Ele nomeou seu filho de Fred.
  • Harry fez questão de avisar ao ministério da magia que Snape era um homem de Dumbledore e não um aliado de Voldemort, mas ainda assim Rita Skeeter não deixou de escrever "Snape: Santo ou Safado?"
  • Harry perdeu a habilidade de falar com as cobras após destruir a parte de Voldemort que vivia nele.
  • Umbridge prestou interrogatório e foi presa por torturar nascidos trouxas.
  • Sr. Weasley consertou a morto de Sirius e a deu para Harry
  • Harry e seus amigos viraram cartões de Sapos de Chocolate, e esse foi o momento mais feliz da vida de Rony segundo ele mesmo.
  • Winky continuou em Hogwarts, e não anda bebendo tanto ultimamente.
  • Os Malfoys não foram presos após a batalha pois se arrependeram de verdade
  • Gina foi capitã do time de quadribol Harpias de Holyhead, e ao se aposentar passou a escrever na coluna de esportes no Profeta Diário.
  • Firenze foi aceito de volta em seu bando e os centauros passaram a aceitar que os pensamentos pró humanos dele eram honrados.
  • As marcas negras dos comensais da morte viraram uma cicatriz normal
  • Neville virou professor de Herbologia em Hogwarts e se casou com Ana Abott, que se tornou senhoria do Caldeirão Furado, onde o casal vive.

O SIGNIFICADO DAS MORTES

Em Harry Potter e as Relíquias da morte muitos personagens queridos se foram. A morte sempre teve um significado muito forte em Harry Potter e J.K Rowling nunca matou seus personagens atoa, únicamente por matar. As mortes que ocorrem no último livro possuem significados muito fortes.

Edwiges: A morte da coruja do Harry é a primeira e uma das mais significativas. Ela representa a perda da inocência e segurança, o fim da infância de Harry. Edwiges esteve com Harry desde seu primeiro ano em Hogwarts e sempre foi sua única companhia mágica nas férias seguras e terríveis na Rua dos Alfeneiros.

Olho Tonto Moddy: A morte de Moddy representa a ideia de que até o soldado mais inteligente e corajoso pode ser o primeiro a morrer em uma batalha, já que Moddy é o primeiro personagem humano a morrer no último livro e sempre foi um soldado nato; vigilância constante!

Dobby: Quando Dobby aparece em Câmara Secreta, seu intuito era proteger Harry Potter. Quando Dobby morre em Relíquias da Morte, ele morre protegendo Harry Potter. No fim, Dobby fez exatamente aquilo que ele pretendia quando apareceu a primeira vez. Ele representa a ideia de que vale a pena se arriscar pelos amigos.

Fred: A principal simbologia por trás da morte de Fred Weasley é a sindrome do sobrevivente. É quando a pessoa se sente culpada por continuar viva após um ente querido morrer. Jorge se sente desta forma, desolado por seu irmão e fiél companheiro ter partido. É como se um próprio pedaço de Jorge tivesse partido.

Lupin e Tonks: Lupin e Tonks partiram e deixaram o pequeno Ted. Suas mortes representam exatamente isso: as consequências de uma guerra, que faz família continuaram sem membros queridos, que faz crianças cresceram orfãs. O pequeno Ted Tonks é o Harry Potter da segunda guerra bruxa, aquele que perdeu o pai e a mãe por causa de Voldemort. Lupin e Tonks são como Lilian e Tiago. A diferença, ainda bem, é que Ted cresceu rodeado por pessoas que o amam.

Snape: Acredito que o significado desta morte todos saibam, já que é uma das mensagens mais fortes da saga. Snape morreu por amor. Por fidelidade a sua amada, Lilian Potter, protegendo seu filho, a única coisa que restou no mundo em relação a ela.






O FIM
Assim como nossa saga tão amada, o especial da Accio News chega ao seu fim.


Foram 7 semanas muito especiais repletas de fatos e curiosidades sobre o universo de Harry Potter, fatos esses que enquanto eu recolhia eu ri, chorei e me emocionei, assim como espero que tenha acontecido com todos vocês.


Uma das razões deste especial ter nascido e acontecido aqui na Accio, foi a imortalidade de Harry Potter. A vontade de perpetuar a história de J.K Rowling onde for possível, já que Harry Potter nunca nos deixará.


Obrigado pelo feedback, pelos comentários e a todos aqueles que acompanharam este especial até o fim. É muito bom poder fazer algo para vocês.


"Harry ainda está aqui. Ele esta em nossos corações." - Neville Longbotton 


Se você perdeu as semanas anteriores, você pode conferir os resumos aqui:

Fiquem ligados na Accio News!